Nietzsche, Artaud e o pós dramático : elementos de uma crise anunciada?

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Data
2015
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Resumo
Iremos discutir alguns pressupostos teóricos que possibilitam pensar o resgate da “corporeidade” como ato fundamental da cena, ocorrido nas artes cênicas do século XX. Para tanto, o referencial teórico se constrói a partir de três fontes centrais. Nietzsche, em sua crítica fundamental ao racionalismo e niilismo característicos da modernidade, na medida em que visa a superá-la, resgata o corpo como origem de toda significação, abre o campo teórico da questão. Já Artaud, por procurar resgatar outra forma de teatralidade, primordial, na qual o corpo (assim como o grito e a respiração) seria o lugar do ato teatral, rejeita a supremacia da palavra (e da razão) na construção da cena, nos ajudando a entender a relação entre superação da modernidade e superação do logocentrismo também no teatro. Por último, as consonâncias entre as chamadas crise da modernidade e crise do drama serão discutidas à luz do pensamento de Lehmann e seu conceito de pós-dramático. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud pode ser entendido como aquele que antecipa e anuncia as mudanças fundamentais e a própria crise das artes cênicas no século XX.
Descrição
Palavras-chave
Lehmann, Post-dramatic
Citação
DIAS, L. da C. Nietzsche, Artaud e o pós dramático: elementos de uma crise anunciada?. Ensaios Filosóficos, v. 11, p. 73-84, 2015. Disponível em: <http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo11/LucianadaCostaDias.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.