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Título: Cinismo : passado e presente.
Autor(es): Guimarães, Valmir Percival
Orientador(es): Grammont, Guiomar de
Freitas, Romero Alves
Palavras-chave: Filosofia
Literatura
Modernidade
Literariedade
Data do documento: 2017
Membros da banca: Grammont, Guiomar de
Freitas, Romero Alves
Flores Júnior, Olimar
Coelho, Venúncia Emília
Referência: GUIMARÃES, Valmir Percival. Cinismo : passado e presente. 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A dissertação Cinismo: Passado & Presente, pretende refletir, a partir de uma base filosófica, a noção ambivalente relativa ao termo Cinismo. O cinismo aparece na Grécia nos primórdios da civilização ocidental e adquire uma grande linhagem filosófica que tem seus contornos mais significativos estendidos até a modernidade. Desse modo, o termo cinismo se inscreve em uma longa tradição do pensamento ocidental que, ao contrário, é tão cara às reflexões contemporâneas na arte. Diante disso, nos termos contemporâneos, a ideia de cinismo aparece sob as mais diversas formas, desde as instâncias privadas às públicas. Assim, promoveremos a comparação entre o cinismo grego e o cinismo moderno. Para o cinismo moderno, buscaremos a sua representação no âmbito da literatura moderna. Para o grego, recorreremos às anedotas. Entendemos que essa interdisciplinaridade como causa do diálogo de algumas importantes obras da literatura moderna e da filosofia, sobretudo, nos fará buscar um tropo capaz de traduzir e colocar em evidência os motivos que levaram ao falseamento dessa consciência, aqui entendida como cinismo. Portanto, esse é exatamente o artificio por meio do qual tentaremos conectar a corrosão dos tropos em um oxímoro que é por sua vez quase um modo indireto de representar uma coisa ou uma ideia sob a aparência de outra; sobretudo no realismo estético oitocentista, cujo centro de impasse entre o sentido literal e um sentido figurado pode ser encontrado em obras que são capazes de concatenar suas violências com a mesma tranquilidade de quem diz o óbvio.
Resumo em outra língua: The dissertation Cynicism: Past & Present aims to reflect, from a philosophical basis, the ambivalent notion concerning the term Cynicism. The cynicism appears in Greece in the beginning of western civilization and acquires a huge philosophical lineage which has its most significant outlines extended to modernity. Therefore, the term cynicism is inscribed in a long tradition of the western thought that, on the contrary, is so dear to the contemporary reflections on art. Considering this, in contemporary terms, the cynicism idea appears in all its forms, from private to public instances. Thus, we shall promote the comparison between the greek cynicism and the modern cynicism. To the modern cynicism, we shall seek its representation within the modern literature. To the greek one, we shall resort to the anecdotes. We understand that this interdisciplinarity as cause of the dialog of some important modern literature and philosophy works, above all, will make us search a trope capable of translating and bringing to evidence the reasons which led to this consciousness distortion, here understood as cynicism; after all, it is exactly this the artifice by which we will try to connect the tropes corrosion in an oxymoron which is nearly an indirect way to represent a thing or an idea under the appearance of another; especially, in the nineteenth century aesthetic realism, whose impasse center is between the literal meaning and a figurative meaning can be found in works which are capable of concatenate its violences with the tranquility of who says the obvious.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8073
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 18/06/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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