Estudo da viabilidade da utilização de rejeitos de pedra-sabão na produção de materiais cerâmicos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O uso de rejeitos para a síntese de novos materiais é uma preocupação mundial nos dias atuais. Um estudo da viabilidade da utilização de rejeito de pedra-sabão para a produção de materiais cerâmicos foi realizado visando agregar valor a esse material e amenizar ou até mesmo erradicar esse passivo ambiental. Para isso foram produzidos corpos cerâmicos contendo 0%, 10%, 20%, 30% 40% e 50% de rejeito incorporados em argila. Depois de secos em estufa a 110ºC durante 24 horas, eles foram queimados a 900ºC, 1000ºC e 1200ºC. Depois de queimadas as propriedades mecânicas das cerâmicas como: resistência à flexão, porosidade aparente, massa específica aparente, absorção de água, retração linear e perda ao fogo foram avaliadas. Os corpos cerâmicos foram também estudados por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X. Os resultados mostraram que a adição de pedra-sabão numa proporção superior a 20% na massa cerâmica quando comparada com a masssa cerâmica sem adição de rejeito, melhorou a resistência à flexão do material quando eles foram queimados a uma temperatura de 900°C ou 1000°C. Na temperatura de 1200ºC e com a adição de 30% de rejeito, foi obtida a fase cordierita. Esse fato torna esses materiais viáveis para a produção de componentes para suporte de catalisador, filtros, placas para circuitos integrados, refratários de fornos e isolantes térmicos. Ficou evidenciado então, que a adição de rejeito de pedra-sabão à massa cerâmica, para a produção de cerâmica estrutural, mostrou-se viável do ponto de vista técnico.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Resíduos - pedra-sabão, Material cerâmico, Reaproveitamento - sobras, refugos etc.
Citação
TEIXEIRA, Moisés Paulo. Estudo da viabilidade da utilização de rejeitos de pedra-sabão na produção de materiais cerâmicos. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.