Efeito de constituintes químicos isolados da casca do fruto de Rheedia gardneriana sobre a eclosao de juvenis de Meloidogyne incognita raça 3.

Resumo
Os constituintes químicos isolados do fruto (pericarpo) de Rheedia gardneriana (“bacupari”), foram identificados como 7-epiclusianona (I), o ácido oleanólico (II) e uma mistura de sesquiterpenos (III) e testados, in vitro, quanto à sua atividade biológica sobre a eclosão de juvenis do nematóide Meloidogyne incognita raça 3 na concentração de 100 μg.mL–1. Os resultados mostraram que o ácido oleanólico foi o mais eficiente, com uma taxa de inibição de eclosão de juvenis de 40,46%, caracterizada como um efeito nematostático, uma vez que a eclosão de juvenis ocorreu quando os ovos tratados pela substância foram transferidos para a água.
Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, M. H. dos et al. Efeito de constituintes químicos isolados da casca do fruto de Rheedia gardneriana sobre a eclosao de juvenis de Meloidogyne incognita raça 3. Acta Farmaceutica Bonaerense, v. 26, p. 711-714, 2007. Disponível em: <http://www.latamjpharm.org/trabajos/26/5/LAJOP_26_5_1_10_6T3E5AR4Z6.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2017.