Avaliação espaçotemporal da qualidade da água e da concentração e distribuição de elementos químicos em sedimentos na bacia hidrográfica do rio Santa Bárbara-MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A bacia hidrográfica do rio Santa Bárbara é uma das duas sub-bacias da bacia do rio Piracicaba, que é o quarto maior afluente do Rio Doce. Grande parte dessa bacia se insere no Quadrilátero Ferrífero, o que confere à água características físicas e químicas singulares em função da litologia local. Outro fator que interfere nessas características são as atividades antrópicas relacionadas principalmente à mineração e às ocupações urbanas. Por meio de análises de parâmetros químicos, físicos, microbiológicos e metais em sedimentos em 15 pontos de amostragem, foi possível evidenciar a influência desses fatores na qualidade das águas da região. Coliformes termotolerantes e E. coli foram os parâmetros que apresentaram os maiores índices de não conformidade de acordo com a Resolução Conama n. 357/2005 para águas de classes 1 e 2, influenciando negativamente na qualidade das águas e indicando contaminação por aporte de efluentes domésticos no ambiente aquático. A análise de metais em água constatou elevadas concentrações de cobre na parte superior da bacia, em função da afinidade desse metal com minerais de ferro, abundante na litologia da região e associado a processos de mineração, atividade industrial bastante expressiva na área. O ferro foi o elemento dominante da parte inferior, em decorrência principalmente da lixiviação de partículas dos solos, intensificada pela erosão, pelo revolvimento do solo para a expansão urbana e pela ausência de mata ciliar nas margens. A análise granulométrica indicou que nos pontos P4, P5, P6, P7, P13 e P15 as frações de silte e argila são dominantes. Essas partículas facilitam o processo de transporte de metais, principalmente por adsorção. Concentrações elevadas de metais em sedimentos foram registradas nos pontos com maiores influências das atividades minerárias. Arsênio, cromo e níquel se mostraram com altos valores, registrando concentrações acima do nível 1, estando portanto em desacordo com a Resolução Conama n. 454/2012. Os resultados da extração sequencial, obtidos pelo método BCR 701, proposto pelo Standards, Measurements and Testing Programme (Community Bureau of References – BCR), extraindo metais ligados às frações trocável, redutível, oxidável e residual, demostraram que manganês, chumbo, cádmio e cobre são os elementos com maior mobilidade e capacidade de provocar efeitos adversos no meio. Seus valores anômalos indicam a importância da influência antrópica na bacia.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Água - poluição - poluentes, Rio Doce - MG, Rio Santa Bárbara - MG, Água - qualidade
Citação
MARQUES, Lílian de Souza. Avaliação espaçotemporal da qualidade da água e da concentração e distribuição de elementos químicos em sedimentos na bacia hidrográfica do rio Santa Bárbara-MG. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.