Meu Porta-Voz : uma avaliação do uso da tecnologia da informação a favor da participação popular no poder legislativo.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O atual cenário político do país não fornece mecanismos eficazes para incluir a participação popular na tomada de decisão nas políticas públicas. Visto que, apesar dos esforços para a criação de ferramentas governamentais para coleta de opinião pública, como o sistema de votações da Câmara dos Deputados, o resultado de tais serviços não refletem o resultado final das votações. Assim, o objetivo deste trabalho é criar uma plataforma a fim de oferecer ferramentas para a população discutir e apontar soluções para os problemas encontrados nas cidades. Dessa forma, por meio do uso da Inteligência Coletiva, a plataforma é capaz de definir as prioridades do município. Ainda, foi necessário escolher pessoas com um perfil específico para se afiliarem à plataforma e se candidatarem ao cargo político de vereador para serem os responsáveis por atender as demandas da população. Como resultado, um aplicativo móvel foi desenvolvido e implementando todos os requisitos levantados para atender aos objetivos propostos. Ainda, um estudo de caso foi realizado nas cidades de Ouro Preto-MG e Araraquara-SP, mostrando que o uso da tecnologia da informação pode auxiliar na participação popular para a tomada de decisões políticas.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Inteligência coletiva, Software de aplicação - participação politica, Engenharia de software, Participação politica, Software de aplicação - tecnologia - avaliação
Citação
MACHADO, Tales Mota. Meu Porta-Voz: uma avaliação do uso da tecnologia da informação a favor da participação popular no poder legislativo. 2017. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.