Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7627
Título: Análise da competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste.
Autor(es): Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
Braga, Marcelo José
Palavras-chave: Conduta empresarial
Gasolina C - distribuidores
Data do documento: 2013
Referência: FERNANDES, R. A. S.; BRAGA, M. J. Análise da competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste. Revista Econômica do Nordeste, v. 44, p. 573-586, 2013. Disponível em: <https://ren.emnuvens.com.br/ren/article/view/70/50>. Acesso em: 20 abr. 2017.
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar a competição no mercado de distribuição de gasolina C na região Nordeste, no período de janeiro de 2002 a março de 2011. Para tal, utiliza como suporte teórico a Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), a partir de um modelo estrutural desenvolvido por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Para estimação das equações de demanda e da relação de oferta do modelo, foi utilizado o método dos Mínimos Quadrados em Dois Estágios (MQ2E), em razão da presença de variáveis explicativas endógenas. Os resultados indicam que as distribuidoras de gasolina C não agem como tomadoras de preços . No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito entre elas também foi rejeitada. Portanto, as distribuidoras de gasolina C, na região Nordeste, não atuam de forma colusiva e também não agem como tomadoras de preços. Existe uma clara indicação de que o grau de competição no mercado de distribuição de gasolina C do Nordeste está em um nível intermediário entre os extremos competição perfeita e colusão. Adicionalmente, a hipótese de oligopólio de Cournot não pôde ser rejeitada.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7627
Link para o artigo: https://ren.emnuvens.com.br/ren/article/view/70/50
ISSN: 0100-4956
Aparece nas coleções:DEECO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseCompetiçãoMercado.pdf
  Restricted Access
277,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.