Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7608
Título: Narrativa onisciente no jornalismo : possibilidade de ampliação da captação.
Autor(es): Maia, Marta Regina
Rodrigues, Felipe
Data do documento: 2009
Referência: MAIA, M. R.; RODRIGUES, F. Narrativa onisciente no jornalismo: possibilidade de ampliação da captação. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 10, p. 01-12, 2009. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-maia-narrador.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2017.
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a produção da narrativa jornalística com o uso de recursos de captação que transcendam a gramaticalização do processo de produção da notícia, cuja narrativa convencional, muitas vezes, contribui para certa esquematização dos fenômenos sociais. Ao romper com este discurso, o profissional pode provocar uma ruptura nos conceitos dogmáticos vigentes, ao abrir espaço para os anônimos como protagonistas e suas histórias de vida e assim humanizar a narrativa. A análise gira em torno da utiliza- ção, pelos jornalistas, da narração em terceira pessoa, em que o autor narra de forma onisciente os acontecimentos que servem de base especialmente para a produção de livros-reportagem, como o Abusado: o dono do morro Dona Marta, do jornalista Caco Barcellos, em que o repórter usou o método da observação participante em todo processo de produção da obra.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7608
Link para o artigo: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-maia-narrador.pdf
ISSN: 1646-3137
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_NarrativaOniscienteJornalismo.pdf
  Restricted Access
95,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.