Sindicalismo e particularidade – excurso sobre a natureza e função do fenômeno sindical.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Há uma essência do fenômeno sindical, perscrutável através do desenvolvimento das formas? Para compreender esta questão, fomos aos clássicos do pensamento marxista buscar análises sobre o sindicalismo de seu tempo. Das elaborações de Marx e Engels, Lênin, Trotsky, Luxemburgo e Gramsci, depreende-se a natureza dialética dos sindicatos: se suas lutas os colocam como verdadeiras “escolas de guerra”, ao mesmo tempo, podem servir como mecanismo de mistificação e controle das massas. Em Lukács, fomos buscar as categorias para compreender o sindicalismo enquanto um complexo de complexos de nível particular. Enquanto mediação entre a singularidade da vida cotidiana e a universalidade da vida genérica, o sindicalismo encontra sua efetividade quando conecta os trabalhadores aos seus objetivos de classe.
Descrição
Palavras-chave
Ontologia, Universalidade - particularidade - singularidade, Marxismo e sindicatos, Materialismo histórico-dialético, Unionism
Citação
ARBIA, A. A. Sindicalismo e particularidade – excurso sobre a natureza e função do fenômeno sindical. Heera, Juiz de Fora, v. 9, p. 102-125, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/heera/article/view/26301>. Acesso em: 10 abr. 2017.