Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7529
Título: Odisseias do conceito moderno de história : Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen, de Capistrano de Abreu, e O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos, de Sérgio Buarque de Holanda, revisitados.
Título(s) alternativo(s): Journeys of the modern conception of history : Capistrano de Abreu’s Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen and Sérgio Buarque de Holanda’s O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos revisited
Autor(es): Pereira, Mateus Henrique de Faria
Santos, Pedro Afonso Cristóvão dos
Palavras-chave: Historiografia brasileira
Brazilian historiography
Data do documento: 2010
Referência: PEREIRA, M. H. de F., SANTOS, P. A. C. dos. Odisseias do conceito moderno de história : Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen, de Capistrano de Abreu, e O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos, de Sérgio Buarque de Holanda, revisitados. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 50, p. 27-78, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34649/37387>. Acesso em: 03 abr. 2017.
Resumo: Neste artigo, procuramos refletir sobre as tensões do conceito moderno de história a partir de dois textos importantes enquanto avaliações da historiografia brasileira e considerações sobre a escrita da história do Brasil, a saber: Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen (1878), de João Capistrano de Abreu, e O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos (1951), de Sérgio Buarque de Holanda. Pensando-os na chave do dito conceito moderno de história, isto é, como representativos de uma nova experiência do tempo, marcada pela diferença em relação ao passado, e por um novo horizonte de expectativas em relação ao futuro, que remodela a escrita da história, vemos nesses textos, marcados por tensões por vezes dicotômicas, entre estudos particulares e obras de síntese, teoria e empiria, objetividade e subjetividade, inquietações ainda relevantes para os historiadores.
Resumo em outra língua: This article seeks to reflect on the tensions internal to the modern conception of history through two important texts concerning Brazilian historiography and the writing of Brazilian history: Capistrano de Abreu’s Necrológio de Francisco Adolfo de Varnhagen (1878) and Sérgio Buarque de Holanda’s O pensamento histórico no Brasil nos últimos cinquenta anos (1951). Considering both in the light of the modern conception of history, as representatives of a new experience of time, characterized by the difference towards the past, and by a new horizon of expectations about the future, which changes the way history is written, we see them both marked by tensions such as particular studies and synthesis, theory and empirical work, objectivity and subjectivity, still relevant to historians.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7529
ISSN: 2316901X
Licença: Todo o conteúdo do periódico Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros <http://www.revistas.usp.br/rieb/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_OdisseiasConceitoModerno.pdf421,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.