Qualidade das águas nos Rios Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul e do Carmo - Afluentes do Alto Rio Doce (Watu) : metais, metaloides e Índice de Qualidade das Águas antes e após o rompimento da barragem de rejeitos Fundão da Samarco/VALE/BHP Billiton, em Mariana, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Conjugando os métodos bibliográfico, de campo e laboratorial, esta pesquisa contribui para suprir a necessidade de avaliação dos efeitos e impactos socioambientais decorrentes dos usos e ocupações da bacia do Rio do Carmo com relação aos recursos hídricos locais, antes e após o rompimento da barragem de rejeitos Fundão da SAMARCO/VALE/BHP Billiton em Mariana, MG, ocorrido em 05/11/2015. O objetivo desta dissertação é compilar e analisar os resultados amostrais das pesquisas realizadas anteriormente na bacia do Rio do Carmo, de forma a sintetizar as informações históricas disponíveis, bem como apresentar os resultados das campanhas amostrais de água realizadas nos Rios Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul e do Carmo antes e após o rompimento da barragem de Fundão. A qualidade das águas dos Rios Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul, do Carmo e seus afluentes no Alto Rio Doce, é analisada comparando os backgrounds geoquímicos locais e regionais, as concentrações de metais e metaloides, e o Índice de Qualidade das Águas - IQA, com relação aos padrões ambientais nacionais e internacionais. Para tanto, foram identificados os estudos ambientais a respeito dos Rios em análise e as lacunas de informação existentes sobre a bacia. Parte dessas demandas foi suprida via amostragem de dezoito pontos nos cursos d’água da bacia do Rio do Carmo em duas campanhas (agosto de 2015 – período de seca, antes do rompimento da barragem de Fundão -; e fevereiro de 2016 – período chuvoso, após o rompimento da referida barragem). Isto foi realizado a fim de verificar os usos e ocupações do solo na região e determinar: (a) O IQA dos Rios Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul e do Carmo; (b) A química das águas – parâmetros físico-químicos, metais e metaloides. Ao comparar os resultados amostrais de qualidade das águas e sedimentos com os backgrounds geoquímicos, com a legislação ambiental vigente e com as normas nacionais e internacionais de qualidade das águas e de uso e ocupação dos solos, este trabalho mostra que ações antrópicas têm potencializado historicamente os riscos ambientais no território estudado. Aponta-se a necessidade de implementar um sistema de gestão socioambiental que abranja a educação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais. Por fim, são sugeridas intervenções de engenharia e gestão socioambiental visando mitigar os impactos identificados, além de promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida na região.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Background geoquímico, Metais pesados e metaloides, Efeitos e impactos socioambientais
Citação
FERNANDES, Kênia Nassau. Qualidade das águas nos Rios Gualaxo do Norte, Gualaxo do Sul e do Carmo - Afluentes do Alto Rio Doce (Watu): metais, metaloides e Índice de Qualidade das Águas antes e após o rompimento da barragem de rejeitos Fundão da Samarco/VALE/BHP Billiton, em Mariana, MG. 2017. 223f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.