Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7384
Título: Entre o passado e o presente : a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens.
Autor(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Cunha, Maria Amália de Almeida
Assis, Cristina Ferreira
Aleixo, Vítor Corrêa
Palavras-chave: Família
Escola
Juventude
Ensino médio
Family
Data do documento: 2012
Referência: COUTRIM, R. M. da. E. et al. Entre o passado e o presente: a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens. Educação e Cultura Contemporânea, v. 9, n. 18, p. 116-134, 2012. Disponível em: <http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/233/7>. Acesso em: 16 mar. 2017.
Resumo: Compreender expectativas e frustrações dos jovens é um desafio para as Ciências Sociais e a Educação. Tendo como principal objetivo conhecer como se dão as relações familiares e os reflexos das mesmas no universo escolar, propomos uma reflexão sobre a construção do diálogo entre três gerações, pais, avós e netos, no que diz respeito à compreensão do papel da escola na formação do jovem, bem como a expectativa de cada geração quanto ao futuro profissional do mesmo. Seguindo duas abordagens metodológicas, a quantitativa e a qualitativa, foram aplicados questionários a 149 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas (de melhor e o pior qualidade segundo as avaliações externas subnacionais ou nacional) de Mariana e Belo Horizonte, Brasil, e foram entrevistados pais, avós, professores e diretores dessas escolas. Os resultados revelam, entre outras coisas, uma forte influência da família e dos amigos nas escolhas dos jovens, mesmo inseridos numa configuração social marcada pelas mais diversas matrizes de socialização.
Resumo em outra língua: To understand expectations and frustrations of young people is a challenge for the Social Sciences and Education. Aiming to know how to occur the family relationships and its reflections in the school universe, we propose to think on the construction of a dialogue between three generations, parents, grandparents and grandchildren, with regard to understanding the role of schools in training the young as well as the expectation of each generation for the future professional of the same. Following two methodological approaches, quantitative and qualitative, in the research were applied questionnaires to 149 concluding high school students of two schools (the best and the worst quality on external evaluations subnational or national) Mariana and Belo Horizonte, Brazil, and were interviewed parents, grandparents, teachers and principals of these schools. The results reveal, among other things, a strong influence of family and friends in the choices of young people, even if inserted in a social setting marked by the most diverse matrices of socialization.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7384
ISSN: 2238-1279
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Educação e Cultura Contemporânea estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Educação e Cultura Contemporânea <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/index>. Acesso em: 01 nov. 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PassadoPresenteInfluência.pdf134,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.