Geodiversidade e geomorfologia antropogênica na região das minas de ouro no anticlinal de Mariana, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A região das minas de ouro no Anticlinal de Mariana, sudeste do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, foi intensamente modificada pela ação antrópica, por meio da mineração de elementos como ouro, quartzito, bauxita e topázio imperial. Ao longo dos flancos do Anticlinal de Mariana e de sua zona de charneira (Serra de Ouro Preto, Serra de Antônio Pereira e Passagem de Mariana) as características geomorfológicas foram alteradas, gerando formas antropogênicas, uma vez que estes trabalhos realizados pelo homem deflagraram intensos processos erosivos e de movimentação de massa. Tendo em vista tais aspectos, foi realizado este estudo, levando-se em consideração as características geológicas da região para determinação da geodiversidade, a partir de três diferentes metodologias com base em análises de imagens de satélite, bases cartográficas e trabalhos de campo: Índice de Riqueza de Geodiversidade, Geodiversidade Múltipla Simples e Ponderada, e Índice de Geodiversidade por imagens tipo raster. A área foi compartimentada de acordo com suas características geológico-estruturais para facilitar as interpretações dos índices de geodiversidade e foram consideradas no cálculo dos índices as variáveis geologia, geomorfologia, hidrografia e mineração. A quantificação da geodiversidade serviu de guia para determinação de seis locais de interesse geológico (LIGs), todos associados a mineração: Antônio Pereira, Morro Santana, Morro Santo Antônio, Pedreiras de Quartzito, Morro da Queimada e Serra da Brígida. Todos os LIGs são de fácil acesso, em zona urbana, e devem ser áreas prioritárias para a geoconservação.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais. Departamento de Geologia. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Geodiversidade, Geomorfologia ambiental, Dobras - geologia, Anticlinal de Mariana, Modelagem geologica
Citação
NASCIMENTO, Stênio Toledo. Geodiversidade e geomorfologia antropogênica na região das minas de ouro no anticlinal de Mariana, MG. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.