Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7285
Title: Redes do Turismo : uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais – Brasil.
Authors: Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves
Mafra, Flávia Luciana Naves
Keywords: Políticas públicas
Redes de atores
Circuitos turísticos
Issue Date: 2012
Citation: KNUPP, M. E. C. G.; MAFRA, F. L. N. Redes do Turismo: uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais – Brasil. Revista Turismo em Análise, v. 23, n. 3, p. 663-690, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52439/56433>. Acesso em: 07 fev. 2017.
Abstract: O estado de Minas Gerais, atualmente, atua no sentido de regionalizar e descentralizar o setor de turismo, integrando diversos municípios que possuem características em comum, por meio de circuitos turísticos. O presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a dinâmica entre os atores que compõem os circuitos turísticos de Minas Gerais. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizada uma macroanálise dos circuitos mineiros, os dados foram obtidos por meio dos órgãos gestores dos circuitos turísticos. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com os atores-chave da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais que apareceram na primeira etapa, para aprofundar nas análises sobre o inter-relacionamento desses atores. Os resultados obtidos sugerem a existência de um novo ator que apresenta ter uma importância fundamental para os circuitos, como também os interesses comuns e conflitantes dos atores e seus espaços de negociação. Finalmente, considera-se que existem estratégias conjuntas entre os circuitos, mas que ainda são muito embrionárias e que a percepção de alguns atores sociais a respeito de redes é um tanto quanto superficial.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7285
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v23i3p663-690
ISSN: 1984-4867
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico Revista Turismo em Análise, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Turismo em Análise <https://www.revtur.org/revistas/rta/iaboutj.htm>. Acesso em: 27 fev. 2020.
Appears in Collections:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RedesTurismoAnálise.pdf218,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.