Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7285
Título: Redes do Turismo : uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais – Brasil.
Autor(es): Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves
Mafra, Flávia Luciana Naves
Palavras-chave: Políticas públicas
Redes de atores
Circuitos turísticos
Data do documento: 2012
Referência: KNUPP, M. E. C. G.; MAFRA, F. L. N. Redes do Turismo : uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais – Brasil. Revista Turismo em Análise, v. 23, n. 3, p. 663-690, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52439/56433>. Acesso em: 07 fev. 2017.
Resumo: O estado de Minas Gerais, atualmente, atua no sentido de regionalizar e descentralizar o setor de turismo, integrando diversos municípios que possuem características em comum, por meio de circuitos turísticos. O presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a dinâmica entre os atores que compõem os circuitos turísticos de Minas Gerais. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizada uma macroanálise dos circuitos mineiros, os dados foram obtidos por meio dos órgãos gestores dos circuitos turísticos. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com os atores-chave da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais que apareceram na primeira etapa, para aprofundar nas análises sobre o inter-relacionamento desses atores. Os resultados obtidos sugerem a existência de um novo ator que apresenta ter uma importância fundamental para os circuitos, como também os interesses comuns e conflitantes dos atores e seus espaços de negociação. Finalmente, considera-se que existem estratégias conjuntas entre os circuitos, mas que ainda são muito embrionárias e que a percepção de alguns atores sociais a respeito de redes é um tanto quanto superficial.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7285
Link para o artigo: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52439/56433
ISSN: 19844867
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RedesTurismoAnálise.pdf218,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.