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Título: Produção da verdade na mídia educativa brasileira para a produção do governo de si, dos outros e de estado.
Autor(es): Rosa, Rondon Marques
Orientador(es): Mendes, Cláudio Lúcio
Palavras-chave: Educação
Comunicação de massa na educação
Ensino audiovisual
Ciência política
Verdade e falsidade
Data do documento: 2015
Membros da banca: Mendes, Cláudio Lúcio
Diniz, Margareth
Schimidt, Sarai Patrícia
Referência: ROSA, Rondon Marques. Produção da verdade na mídia educativa brasileira para a produção do governo de si, dos outros e de estado. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
Resumo: A produção e estruturação das mídias audiovisuais educativas, em especial da TV Escola, é analisada, nesta pesquisa, a partir do referencial teórico de Michel Foucault e de outros pesquisadores sobre a constituição da verdade, entremeada nas relações de poder-saber e governo. O objetivo é verificar os procedimentos de constituição da verdade e suas possíveis articulações com o poder-saber e com determinadas governamentalidades. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm adquirido relações múltiplas com as práticas pedagógicas nos últimos anos, tornando-se meio diferenciado para o ensino e a formação continuada. A mídia audiovisual educativa é um desses meios. Para sua contextualização, faz-se um breve histórico dos meios audiovisuais educativos e, na sequência, as produções da TV Escola são apreciadas com base em princípios foucaultianos de constituição da verdade, a saber: a relação com a econômica e política, o fomento ao consumo de modelos de sucesso, os arrolamentos com os aparelhos de controle e no confronto social, e a construção da veridicção nas práticas científicas. A dissertação é concluída com a confirmação da aplicação dos princípios e a sinalização de possíveis efeitos e caminhos de continuidade da pesquisa.
Resumo em outra língua: The production and structure of educative, audiovisual media in TV Escola is analyzed, in this research, based on the studies of Michel Foucault and other researchers on truth constitution, placed among power-knowledge and government relationships. Our main goal is to identify the procedures of the constitution of the truth and its possible conexion with the power-knowledge and some specific governmentality. Information Technology and Communication Technology have obtained multiple relations as pedagogical practices have been developed recently, becoming different means to teaching and continuing education. Educative audiovisual media is one of these means. In order to contextualize it, a brief history of the educative audiovisual means was made and, then, TV Escola production was analyzed under some of Foucault’s principles on truth constitution, which are the following: the relation with economics and politics, the encouragement to the consumption of successful models, the census with the controlling sets and the social conflict, and the construction of the confirmation of scientifical practices application. The confirmation of the principles uses and the indication of the possible effects and paths for the continuity of this research conclude this dissertation.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7279
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