Uma proposta histórico-temática de ensino e aprendizagem de matemática : teorema de Tales e teorema de Pitágoras.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo desta pesquisa é desenvolver atividades histórico-temáticas envolvendo a História da Matemática relativa ao Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Será elaborado um sistema de atividades a serem desenvolvidas por duas turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada no distrito de Santo Antônio do Leite, Ouro Preto, Minas Gerais. A coleta de dados será feita por meio de um pré-teste, pós-teste, questionários, registros das atividades e caderno de campo da pesquisadora. A análise dos dados será feita de forma qualitativa e quantitativa. Procurarse- á verificar se houve e quais foram as contribuições que a proposta de ensino promoveu para a aprendizagem dos conteúdos pretendidos.
Descrição
Palavras-chave
História da matemática
Citação
SANTOS, M. N. dos; VIANA, M. da C. V. Uma proposta histórico-temática de ensino e aprendizagem de matemática : teorema de Tales e teorema de Pitágoras. Revista da Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/redumat/article/view/322>. Acesso em: 02 fev. 2017.