Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7188
Título: O tempo-ritmo em Grotowski e Stanislávski : possíveis contribuições para o treinamento do ator.
Autor(es): Maciel, Adriana da Silva
Orientador(es): Gomes, Ricardo Carlos
Palavras-chave: Artes cênicas - tempo-ritmo
Jerzy Grotowski
Konstantin Stanislavski
Atores - programas de aprendizado
Data do documento: 2016
Membros da banca: Gomes, Ricardo Carlos
Lima, Tatiana Motta
Pinto, Davi de Oliveira
Referência: MACIEL, A. da S. O tempo-ritmo em Grotowski e Stanislávski: possíveis contribuições para o treinamento do ator. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O objetivo desta dissertação é a pesquisa sobre as práticas de treinamento do ator em relação ao conceito de tempo-ritmo em Constantin Stanislávski e Jerzy Grotowski. De início, investigou-se o significado do treinamento do ator em relação ao conceito de seu trabalho sobre si mesmo. Após isso, buscou-se entender o tempo-ritmo dentro das práticas de Stanislávski e Grotowski. Por último, dissertou-se acerca do conhecimento teórico que foi desenvolvido na prática realizada, principalmente no Núcleo de Pesquisa Sobre a Arte do ator entre o Oriente. Ao fim desse trabalho, concluiu-se que o tempo-ritmo se relaciona com o conceito de ação física. Além disso, verificou-se que o treinamento sobre o tempo-ritmo associado ao trabalho sobre si gera diversas questões para o ator que atravessam tanto um nível técnico quanto artístico.
Resumo em outra língua: The aim of this work is the research on the concept of time-rhythm in Constantin Stanislávski and Jerzy Grotowski and the relation with the actor's training practices. Initially a study was done of actor training of significance in relation to the concept of work on oneself. After that we tried to understand the time-rhythm within the practices of Stanislavski and Grotowski. Finally that, we talk about the theoretical knowledge that has been developed in practice mainly carried out at the Núcleo de pesquisa Sobre a Arte do Ator entre o Oriente e o Ocidente. At the end of this work, we conclude that the time-rhythm relates to the concept of physical action and that training on the time-rhythm, associated with work on oneself, can generate a number of issues for the actor going through both a technical as artistic level.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7188
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/01/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TempoRitmoGrotowski.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons