Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7145
Título: Análise de cobertura e capacidade da comunicação móvel para automação em minas inteligentes a céu aberto.
Autor(es): Barbosa, Viviane da Silva Borges
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Garcia, Luis Guilherme Uzeda
Palavras-chave: Mina a céu aberto
Comunicação móvel
Wireless aplication protocol - computer network protocol
Minas inteligente
Automação
Data do documento: 2016
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Garcia, Luis Guilherme Uzeda
Errico, Luciano de
Referência: BARBOSA, Viviane da Silva Borges. Análise de cobertura e capacidade da comunicação móvel para automação em minas inteligentes a céu aberto. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A contínua busca por maiores níveis de segurança e e ciência operacional est a impulsionando a indústria mineira em direção a automação de operações em larga-escala, isto e, as ''minas inteligentes". Nesse contexto, a conectividade sem o e simultaneamente uma das peças fundamentais para permitir a automação em minas a céu aberto e um desafio técnico para os empreendimentos. O volume crescente de funcionalidades que consomem recursos de rede e a transmissão de vídeos em tempo real alteram o tráfego de dados de poucos kilobits por segundo para megabits por segundo, exigindo que a rede sem o tenha maior capacidade para atender a nova demanda. Adicionalmente, o afastamento das frentes de lavra em minas a c eu aberto com relação a infraestrutura inicial de comunicação implica em maior cobertura ao longo da vida da mina. Neste trabalho, foram feitas análises de cobertura e capacidade da comunicação sem o em uma mina a c eu aberto ao longo de 7 anos marcados por intensas alterações topográficas, aumento de frota e mudança de tecnologia. Os resultados demonstraram que a integração entre planejamento de lavra e de rede e um desenvolvimento natural do processo de automação mineira e necessário para orientar a posição e o dimensionamento de estruturas de comunicação como torres e pontos-de acesso em todas as fases do projeto.
Resumo em outra língua: The need for continuous safety improvements and increased operational e ciency is driving the mining industry through a transition towards large-scale automation of operations, that is, \intelligent mines". In this context, the wireless connectivity is both one of the key enablers for automation in open pit mines and a technical challenge for the enterprises. The increased volume of wireless applications and live video transmissions shift the data tra c from a few kilobits per second to megabits per second, implying in more capacity to support the new demand. In addition, in an open pit mine, the excavator areas move away from the initial communication infrastructure implying on greater coverage as the mine develops. This work analyzes the e ects on the wireless communication coverage and capacity along 7 years of intense topographic changes, eet increase and upgrade in technology. The results demonstrated that the integration between mining and network planning is a natural consequence of the mining automation process. This integration is necessary to guide the positions and design of communication infrastructure such as macro and small cells at every stage of the project.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7145
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/01/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AnáliseCoberturaCapacidade.pdf55,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.