Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7084
Título: Análise da viabilidade de uma cooperativa para transformar a Lapinha e Serra do Cipó em uma região tradicional na fabricação de doces artesanais.
Autor(es): Leão, Mauricio Fernandes
Orientador(es): Gameiro, Danton Heleno
Palavras-chave: Cooperativas
Agricultura familiar
Produção sustentável - doces
Sustentabilidade
Data do documento: 2016
Membros da banca: Gameiro, Danton Heleno
Roeser, Hubert Mathias Peter
Santos, Luciano Miguel Moreira dos
Referência: Leão, Mauricio Fernandes. Análise da viabilidade de uma cooperativa para transformar a Lapinha e Serra do Cipó em uma região tradicional na fabricação de doces artesanais. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado é um estudo de caso em que se analisa a viabilidade da implementação de uma cooperativa para transformar a Lapinha e Serra do Cipó em uma região tradicional na fabricação de doces artesanais. A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar, cooperativismo e sustentabilidade ambiental no desenvolvimento brasileiro ganhou força nos últimos anos, impulsionada pelo debate sobre desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, segurança alimentar e desenvolvimento local. A agricultura familiar tem alçado importância no cenário nacional, tanto por ser responsável pelo abastecimento interno, como por reduzir o êxodo rural, evitando assim o crescimento desordenado das cidades. Os estabelecimentos familiares respondem por uma grande porcentagem do total produzido, detendo apenas uma pequena da área agrícola destinada a sua produtividade. Nessa linha, é fundamental que o pequeno agricultor disponha de ferramentas que lhe permitam continuar sua produção, fazendo desta, sua fonte de renda, modernizando o processo produtivo, valorizando tanto o produtor como sua família, especialmente para a abertura de oportunidades de trabalho, gerando emprego, fixando o mesmo no campo e aumentando a renda familiar e contribuindo para a não ocorrência do inchaço das grandes cidades. O cooperativismo é o segmento de maior importância econômica e social do meio rural, com grande potencial de fortalecimento e crescimento. Por seu turno, a agricultura familiar é um setor estratégico para a manutenção e recuperação do emprego, para redistribuição da renda, para a garantia da soberania alimentar do país e para a construção do desenvolvimento sustentável. Entendeu-se de suma importância a análise da viabilidade da implementação de um projeto para transformar a Lapinha e Serra do Cipó em uma região tradicional na fabricação de doces artesanais. Neste aspecto, o desenvolvimento sustentável opõe-se ao modelo de desenvolvimento dominante, que promove a fusão das empresas, a concentração do capital e da renda, o aumento da desigualdade social, a segregação urbana, a exclusão social e a degradação do meio ambiente. Conclui-se pelo trabalho efetivado, que as iniciativas de desenvolvimento local devem partir de uma reflexão de grupo de conjunto e sob uma perspectiva de colaboração assumindo o cooperativismo como sistema propiciador de desenvolvimento regional sustentável. Por isso, a implementação do projeto da cooperativa transformar a Lapinha e Serra do Cipó em uma região tradicional na fabricação de doces artesanais, mostrou-se perfeitamente viável e promissora, atendendo plenamente aos objetivos e metas propostos.
Resumo em outra língua: This work of Master Completion of course is a case study that examines the feasibility of implementing a project to transform Lapinha and Serra do Cipo in a traditional area in the manufacture of artisan sweets. The discussion about the importance and the role of family farms, cooperatives and environmental sustainability in the Brazilian development gained momentum in recent years, driven by the debate on sustainable development, generating jobs and income, food security and local development. Family farming has elevation importance on the national scene, both for being responsible for domestic supplies, such as reducing the rural exodus, thus avoiding the overcrowded cities. The family farms account for a large percentage of total production, holding only a small agricultural area for your productivity. Along these lines, it is critical that the small farmer has the tools to continue their production, making this, their source of income, modernizing the production process, enhancing both the producer and his family, especially to open job opportunities, generating job, securing the same in the field and increasing household income and contributing to the non-occurrence of swelling of big cities. The cooperative is the segment with the greatest economic and social importance of rural areas, with great potential for strengthening and growth. In turn, family farming is a strategic sector for the maintenance and recovery of employment, income redistribution, to guarantee food sovereignty of the country and the construction of sustainable development. It was considered very important to analyze the feasibility of implementing a project to transform Lapinha and Serra do Cipo in a traditional area in the manufacture of artisan sweets. In this respect, sustainable development is opposed to the dominant model of development, which promotes the merger of the companies, the concentration of capital and income, increasing social inequality, urban segregation, social exclusion and environmental degradation. The conclusion is effected by the work that local development initiatives must come from a series of focus group and under a collaboration perspective assuming cooperativism as enabler system of sustainable regional development. Therefore, the implementation of cooperative project to transform Lapinha and Serra do Cipo in a traditional area in the manufacture of artisan sweets, proved perfectly feasible and promising, fully meeting the goals and targets contained.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7084
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/09/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROAMB - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AnáliseViabilidadeCooperativa.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.