Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeretta, Éden Silvapt_BR
dc.contributor.authorCarbogim, Bárbara de Souza-
dc.date.accessioned2016-10-20T14:35:27Z-
dc.date.available2016-10-20T14:35:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARBOGIM, Bárbara de Souza. Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7059-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação denominada Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata, pretende problematizar uma das matrizes poéticas da dança butô, lida aqui como uma vertente política no trabalho do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Por meio deste foco principal nos emaranhamos em discussões filosóficas acerca do corpo, do poder sobre o corpo e da presença. Confluímos, portanto, em um terreno onde a política vem a ser um elemento constitutivo da presença cênica de Hijikata, tangenciando as potencialidades de subversão do corpo biopolítico e abrindo possibilidades – por meio da arte – para a investigação de corpos inoperativos e despropositados. Ao aprofundar em questões metodológicas de criação do ankoku butô, arquitetamos o que poderia ser considerada uma poética política.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCorpo como suporte da artept_BR
dc.subjectArte - aspectos políticospt_BR
dc.titlePor uma poética política : tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Cláudio Oliveira dapt_BR
dc.contributor.refereeValença, Ernesto Gomespt_BR
dc.contributor.refereePeretta, Éden Silvapt_BR
dc.description.abstractenThis present dissertation entitled For a poetic politics: tensions between body and presence in Tatsumi Hijikata’s dance, intends to question one of the poetic pillars of Butoh dance, seen here as a politic branch in the work of the Japanese dancer Tatsumi Hijikata. Through this main focus we entangled ourselves in philosophic discussions regarding body, the power upon the body and presence. Therefore, we conjoined in a domain where politics becomes a constitutive element of Hijikata’s scenic presence, going on a tangent of subverting possibilities of the bio-politic body and opening up possibilities, through art, to an investigation of inoperative and pointless bodies. By digging in the creation methodological issues of ankoku butoh, we designed what could be considered a poetic politics.pt_BR
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PoéticaPolíticaTensões.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons