Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6929
Título: O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral : ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização.
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning of children with cerebral palsy : possible pedagogical actions in the literacy process.
Autor(es): Franco, Marco Antônio Melo
Guerra, Leonor Bezerra
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
Pedagogical practices
Data do documento: 2015
Referência: FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B. O ensino e a aprendizagem da criança com paralisia cerebral: ações pedagógicas possíveis no processo de alfabetização. Revista Educação Especial, v. 28, p. 311-323, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14916>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar e analisar a interlocução entre os saberes de profissionais da reabilitação e de educadores na construção e elaboração de estratégias pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. A abordagem metodológica foi qualitativa com um modelo de investigação do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com uma professora do ensino fundamental I, no início e final do ano letivo e encontros bimestrais entre profissionais da saúde (reabilitação) e educação (professora). Foram ainda utilizados os dados registrados nos prontuários da criança atendida pela Rede Sarah de Hospitais. Os dados foram analisados considerando: os conhecimentos e práticas pedagógicas da professora no início e final do ano letivo sobre inclusão e paralisia cerebral, os resultados do processo de interlocução entre os campos da saúde e da educação, e a prática pedagógica da professora. Como resultados identificamos as mudanças conceituais da professora em relação ao processo de inclusão e sobre a paralisia cerebral. Identificamos alterações na prática pedagógica e a construção de novas estratégias a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo das interlocuções.
Resumo em outra língua: The aim of this study was to investigate and analyze the dialogue between rehabilitation professionals and educators in the construction and development of pedagogical strategies in the child with cerebral palsy’s education. This is a case study with qualitative methodological approach. Semi-structured interviews were conducted with a teacher of elementary school at the beginning and end of the school year and were held bimonthly meetings between health professionals (rehabilitation) and education (teacher). Were also used data from medical records regarding the child’s attendance at Sarah Network of Hospitals. The data were analyzed considering: the knowledge and pedagogical practices of the teacher on inclusion and cerebral palsy; the results of the dialogue process between the health and education fields, and the teacher’s pedagogical practice. The results identified the conceptual changes of the teacher on the process of inclusion and of cerebral palsy. Changes were identified in the pedagogical practice and the construction of new strategies based on the knowledge acquired during the dialogues.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6929
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14916
ISSN: 1808-270X
Licença: O periódico Revista Educação Especial permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Revista Educação Especial <https://diadorim.ibict.br/handle/1/205>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoAprendizagemCriança.pdf523,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.