Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6918
Título: Desafiando a história : por uma pedagogia da presença.
Título(s) alternativo(s): Challenging “history” : pedagogy of presence.
Autor(es): Gumbrecht, Hans Ulrich
Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: História da educação
Cronótopo historicista
Produção de presença
Production of presence
Chronotope historicist
Data do documento: 2015
Referência: GUMBRECHT, H. U.; HAMDAN, J. C. Desafiando a história: por uma pedagogia da presença. Cadernos de História da Educação, v. 14, p. 825-839, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33138>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: O objetivo deste texto é o de, por um lado, refletir sistematicamente, sobre a relação da pedagogia e uma filosofia da presença, que tem sido desenvolvida nos últimos dez anos. Neste sentido, a ideia seria a de, por um lado, desenvolver argumentos historicamente sustentados que possam convencer aos leitores, que, certamente são, em sua maioria, educadores, de que trabalhar na perspectiva da filosofia da presença seria proveitoso, interessante, sobretudo para formação de professores, de uma forma geral, e na disciplina de história da educação, de forma particular. De outro, seria a preocupação, tanto profissional, quanto existencial, com uma tendência de nosso tempo, qual seja, a de substituir, progressivamente, a prática educativa situada preponderantemente na coopresença corporal, do professor e dos alunos, por uma educação à distância, mediatizada eletronicamente.
Resumo em outra língua: This paper has two main concerns: on the one hand, it tries to think through the relationship of pedagogy and a philosophy of presence, as it has been developed over the past decade. Based on historical observations, it tries to convince the readers, and specific educators and scholars in Pedagogy, that it would be useful for them to embrace such a philosophy of presence, both for the training of teachers and for research in the field of a history of education. On the other hand, the article tries to propose a critique of a general cultural tendency of our time, that is the tendency of a gradual replacement of an educational practice based on bodily co-presence through electronically mediated education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6918
ISSN: 1982-7806
Licença: Os trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesafiandoHistóriaPedagogia.pdf116,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.