Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6909
Título: O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano.
Autor(es): Silva, Tiago Alves
Silva, Gustavo Peixoto
Palavras-chave: Guided local search
Programação de tripulações do sistema de transporte
Metaheuristic
Crew scheduling problem in mass transit
Data do documento: 2015
Referência: SILVA, T. A.; SILVA, G. P. O uso da metaheurística Guided Local Search para resolver o problema de escala de motoristas de ônibus urbano. Transportes, Rio de Janeiro, v. 23, p. 105-116, 2015. Disponível em: <https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/856>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Neste artigo é aplicada a metaheurística Guided Local Search (GLS) para resolver o Problema de Programação de Tripulações de Ônibus Urbano (PPT). O PPT consiste em encontrar um conjunto de jornadas a serem designadas aos motoristas que realizarão a operação diária com o menor custo. A GLS tem como princípio penalizar características indese-jáveis presentes na solução corrente, com o objetivo de escapar de soluções ótimas locais. Como heurística de busca local, foi utilizada a heurística Variable Neighborhood Descent, que explora diferentes estruturas de vizinhança para encontrar um mínimo local. De acordo com pesquisa realizada pelos autores, esta abordagem é inédita para resolver o PPT. A implemen-tação proposta foi testada com dados de problemas reais de uma empresa que opera em uma região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados obtidos são similares àqueles presentes na literatura, havendo possibilidades de melhorias, visto que a GLS pode ser explorada em diferentes aspectos.
Resumo em outra língua: In this paper the metaheuristic Guided Local Search (GLS) is applied to solve the Crew Scheduling Problem (CSP) for public mass transport system. The CSP consists on finding a set of duties to be assigned to drivers in order that the daily service requirement be met at minimum cost. The GLS metaheuristic follows the basic principle of penalizing undesired characteristics that are present in the current solution and to append this penalization in the objective function with the aim of guiding the local search away from local minimum. As local search heuristic, it was employed Variable Neighborhood Descent technique, which explores different neighborhood structures to find a local optimum. According to a research con-ducted by the authors, this is a novel approach to solve the CSP. The proposed implementation was tested with data from real problems of a bus company operating in a metropolitan region of Belo Horizonte. The results are comparable with those reported in the literature, being subject to improvement, once the GLS can be exploited in different ways.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6909
DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v23i2.856
ISSN: 2237-1346
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.
Aparece nas coleções:DECOM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoMetaheurísticaGuided.pdf414,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.