Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6898
Título: Turismo pedagógico : busca por novos significados para a escola.
Título(s) alternativo(s): Pedagogical tourism : search for new meanings to school.
Autor(es): Rodrigues, Emanuelle
Alves, Kerley dos Santos
Palavras-chave: Turismo pedagógico
Escola
Educação contemporânea
Pedagogical tourism
Contemporary education
Data do documento: 2014
Referência: RODRIGUES, E.; ALVES, K. dos S. Turismo pedagógico: busca por novos significados para a escola. Revista Cenário, v. 2, p. 131-151-151, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18407>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o Turismo como uma ferramenta que pode servir à educação no que tange o Turismo Pedagógico. Tem como objetivo entender a inserção desse como uma nova possibilidade pedagógica na relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a percepção de três educadoras que participaram de um projeto de extensão intitulado “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contribuiu para as análises e discussões que se fazem presentes. Por fim, constatou-se que o Turismo é visualizado pelas educadoras participantes do projeto como uma ferramenta pedagógica. Ainda que uma das entrevistadas o veja como um meio e não uma disciplina, entende que possibilita um aprendizado diferenciado e participativo, necessitando estar alinhado a outros conteúdos do currículo base, para que sua inserção no espaço escolar se justifique.
Resumo em outra língua: This paper presents the tourism as a tool that can serve to education regarding the Pedagogical Tourism. Aims to understand like a new educational opportunity in the teaching-learning relationship. In this way, the perception of three educators who participated in an extension project entitled “Turismo Pedagógico na Escola: Uma porta aberta para a educação inclusiva” contributed to the analyzes and discussions that are present. Finally, it was found that tourism is viewed by teachers participating in the project as a teaching tool. Although one of the interviewers see as a means and not a discipline, believes that enables a differentiated and participatory learning, needs to be aligned to the content of the curriculum basis, so that their inclusion in the education space be justified.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6898
DOI: https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i3.18407
ISSN: 2318-8561
Licença: O periódico Cenário permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/672>. Acesso em: 09 out. 2019.
Aparece nas coleções:DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TurismoPedagógicoBusca.pdf337,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.