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Título: A profissionalidade emergente : a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música.
Título(s) alternativo(s): The emerging professionality : building expertise and professional ethics in music teacher education Pibid.
Autor(es): Pires, Nair Aparecida Rodrigues
Palavras-chave: Profissionalidade emergente
Conhecimento profissional
Teacher education
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Data do documento: 2015
Referência: PIRES, N. A. R. A profissionalidade emergente : a expertise e a ética profissional em construção no Pibid Música. Revista da ABEM, v. 23, p. 49-61, 2015. Disponível em:<http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/552>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Resumo: Este artigo tem como foco analisar os conhecimentos profissionais declarados pelos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Música dos cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais, identificando indícios de uma profissionalidade emergente. O referencial teórico está fundamentado no conceito de profissionalidade emergente de Jorro (2011) e na tipologia dos conhecimentos de base para o ensino de Shulman (1987). Para a coleta de dados, realizei 6 grupos focais, tendo como participantes 49 licenciandos do Pibid Música. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de análise dos dados e a análise de categorias como procedimento de descodificação do material coletado. Os resultados revelam conhecimentos da expertise e da ética profissional em construção no Pibid Música. O conjunto desses conhecimentos oferece pistas para fortalecer a profissionalidade do professor de música de escolas de educação básica, e nortear a reflexão sobre as propostas de formação dos cursos de licenciatura no Brasil. _____________________________________________________________
ABSTRACT: This article focuses on analyzing the professional knowledge of undergraduate students that participate of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid (Scholarship Program for New Teachers) in the field of Music Education in Minas Gerais state, by identifying signs of emerging professionality. The theoretical framework is the concept of emerging professionality coined by Jorro (2011) and the seven types of knowledge domains proposed by Shulman (1987). The primary method of data collection was focus groups, involving 49 undergraduates of Music Teacher Education Pibid. Data analysis involved content and categorical analysis. Content analysis was applied as data analysis technique while categorical data analysis as a process to decode the collected material. The results revealed the construction of expertise and professional ethics knowledge in the Music Teacher Education Pibid. This group of knowledge offers clues that not only strength the professionality of music teacher in elementary schools but also guide discussions around the undergraduate programs in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6884
ISSN: 2358033X
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jul. 2016
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