Como a literatura pode ser formativa? : sobre os modos de uma diferenciação mimética da razão.

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Data
2015
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Resumo
Que a literatura é importante para a formação é uma declaração geralmente bem aceita. Quando se pergunta pelos conceitos reguladores de literatura e de formação envolvidos, no entanto, as discussões, frequentemente, dão margem a desacordos fundamentais. Pretendo indicar que, quando se põe em questão o vínculo entre literatura e formação, se trata, a cada vez, de maneiras distintas de articular a relação entre o estético e o prático. A partir da atenção dada pela teoria crítica à dialética de razão em natureza, argumentarei a favor de uma potência formativa da literatura, remetendo-a à criação histórica de sentidos alternativos de mundo nos planos subjetivo, natural e social.
Descrição
Palavras-chave
Formação, Estético, Teoria crítica, Literatura, Aesthetic
Citação
ALVES JÚNIOR, D. G. Como a literatura pode ser formativa?: sobre os modos de uma diferenciação mimética da razão. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 25, n. 62, p. 45-54, 2015. Disponível em:<https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/article/view/2465>. Acesso em: 25 jul. 2015.