Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6864
Título: E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
Título(s) alternativo(s): E-satisfaction in purchases of high and low involvement.
Autor(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Merlo, Edgard Monforte
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Online shopping experience
Consumer behavior
Data do documento: 2015
Referência: CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento.
Resumo em outra língua: This research aims to identify and analyze the factors associated with online shopping experiences that influence e-satisfaction in high and low involvement purchases. To reach that goal, we conducted a field survey, whose sample consisted of 720 e- consumers. To analyze the data for high-involvement purchases, we used the Structural Equation Modeling. For the analysis of data for purchases of low involvement, we used the Exploratory Factor Analysis and Multiple Regression Analysis. It was found that there are some attributes of online shopping experiences that influence e-satisfaction (convenience associated with the website, exchanges and returns policies of the company and quality of service delivery), while others influence the state of flow online (perceived innovation on the website, price and aesthetics of the website), which, in turn, influences e-satisfaction. We also identified attributes of online shopping experiences that influence e-satisfaction: quality of service delivery, information available on the website and website structure of customer attendance.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864
DOI: https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436
ISSN: 1982-2596
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Pensamento Contemporâneo em Administração estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração <http://periodicos.uff.br/pca/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 out. 2019.
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_E-SatisfaçãoCompras.pdf577,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.