Um estudo sobre localização de terminais intermodais na rede de escoamento da soja brasileira.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A soja é um dos principais produtos agrícolas brasileiros. Do total colhido, aproximadamente 40% é destinado à exportação. Como as lavouras estão concentradas principalmente na região central no país, essa soja percorre, em geral, grandes distâncias até os portos marítimos. Nesse caso, o transporte intermodal pode tornar mais eficiente e econômica a movimentação de grandes volumes por longas distâncias. Analisa-se, neste estudo, a aplicação de um modelo de programação matemática para apoiar decisões de fluxo de soja e localização de terminais intermodais. Com base em dados secundários, foram propostas três redes alternativas de escoamento, com diferentes áreas de abrangência e possibilidade de utilização de ferrovias ainda em construção ou projeto. Foram considerados os principais estados produtores e movimentadores da soja. Experimentos computacionais resultaram em fluxos de escoamento e localização de terminais condizentes com a realidade. Cenários alternativos da rede também foram analisados, evidenciando o potencial de análise dessa ferramenta de otimização.
Descrição
Palavras-chave
Rede de escoamento de soja, Programação linear inteira mista, Problema de localização de instalações, Fluxos em redes, Terminais intermodais
Citação
ALMEIDA, M. S.; AMARAL, M do; MORABITO, R. Um estudo sobre localização de terminais intermodais na rede de escoamento da soja brasileira. Production, v. 26, p. 1-19, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132016005001105&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 jul. 2016.