Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6808
Título: Um estudo sobre localização de terminais intermodais na rede de escoamento da soja brasileira.
Autor(es): Almeida, Marina Soares
Amaral, Mônica do
Morabito, Reinaldo
Palavras-chave: Rede de escoamento de soja
Programação linear inteira mista
Problema de localização de instalações
Fluxos em redes
Terminais intermodais
Data do documento: 2015
Referência: ALMEIDA, M. S.; AMARAL, M do; MORABITO, R. Um estudo sobre localização de terminais intermodais na rede de escoamento da soja brasileira. Production, v. 26, p. 1-19, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132016005001105&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Resumo: A soja é um dos principais produtos agrícolas brasileiros. Do total colhido, aproximadamente 40% é destinado à exportação. Como as lavouras estão concentradas principalmente na região central no país, essa soja percorre, em geral, grandes distâncias até os portos marítimos. Nesse caso, o transporte intermodal pode tornar mais eficiente e econômica a movimentação de grandes volumes por longas distâncias. Analisa-se, neste estudo, a aplicação de um modelo de programação matemática para apoiar decisões de fluxo de soja e localização de terminais intermodais. Com base em dados secundários, foram propostas três redes alternativas de escoamento, com diferentes áreas de abrangência e possibilidade de utilização de ferrovias ainda em construção ou projeto. Foram considerados os principais estados produtores e movimentadores da soja. Experimentos computacionais resultaram em fluxos de escoamento e localização de terminais condizentes com a realidade. Cenários alternativos da rede também foram analisados, evidenciando o potencial de análise dessa ferramenta de otimização.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6808
ISSN: 01036513
Licença: "Todo o conteúdo do periódico Production, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-6513&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 Jul. 2015. "
Aparece nas coleções:DEENP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoLocalizaçãoTerminais.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.