A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O termo desenvolvimento cognitivo é freqüentemente usado em pesquisas ergonômicas. Entretanto, os constrangimentos (“contraintes”) da aprendizagem raramente são mencionados. Usando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), demonstramos como os operadores aprendem a atividade de controle de processo contínuo, em um contexto de constrangimentos, e demonstramos que a complexidade e os constrangimentos do trabalho influenciam o tempo para o desenvolvimento cognitivo. Apresentamos também aspectos que classificam este tipo de aprendizagem como complexa. Um total de 18 operadores foram entrevistados e observados. Os principais constrangimentos no desenvolvimento dos operadores são: a organização do trabalho e a hierarquia das indústrias de processo contínuo (IPC’s). O tempo é processo em um contexto de tempo curto, com grandes exigências dos gerentes. A aprendizagem das situações reais é urgente, e os operadores têm que lidar com elas rapidamente.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento cognitivo, Ergonomia, Ergonomics, Control of process
Citação
BOUYER, G. C. A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem. Produto & Produção, v. 13, p. 2012, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/20158>. Acesso em: 11 jul. 2016.