Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6755
Título: Determination of the soil water retention curve using the flow pump.
Título(s) alternativo(s): Determinação da curva de retenção de água em solos utilizando a bomba de fluxo.
Autor(es): Menezes, Luciana Portugal
Oliveira Filho, Waldyr Lopes de
Silva, Cláudio Henrique de Carvalho
Palavras-chave: Soil water retention curve
Bomba de fluxo
Unsaturated flow
Ensaio de laboratório
Data do documento: 2015
Referência: MENEZES, L. P.; OLIVEIRA FILHO, W. L. de; SILVA, C. H. C. Determination of the soil water retention curve using the flow Pump. REM. Revista Escola de Minas, v. 68, p. 207-213, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672015000200207>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Resumo: A curva de retenção de água no solo é uma função característica do solo neces¬sária para a resolução de problemas geotécnicos com fluxo em solos não saturados. Os ensaios, para determinação direta dessa propriedade, são, em geral, custosos e demorados, fazendo com que seja muito difundido o uso de bancos de dados de cur¬vas de retenção para diferentes tipos de solos, classificadas a partir de propriedades¬-índice, tais como granulometria e densidades. Esse expediente, ainda que possível para estudos preliminares, não se apresenta suficiente para um problema específico. Nesse sentido, apresenta-se um método para obtenção da curva de retenção em labo¬ratório com o auxílio da bomba de fluxo. Foi feita a implantação de um sistema para a realização desse ensaio, que, juntamente com procedimentos e alguns resultados, tem os detalhes descritos no artigo. A avaliação geral da técnica foi a mais positiva possível, fazendo crer aos autores que o uso a bomba de fluxo, nessa aplicação, seja bastante promissor.
Resumo em outra língua: Reliable measurements of the Soil Water Retention Curve, SWRC, are necessary for solving unsaturated flow problems. In this sense, a method to obtain the SWRC of a silty sand using a flow pump, as well as details about procedures and some results, are herein presented. The overall conclusion is that the new method is very convenient, fully automated, and produces reliable results in a fast and easy way, making the tech¬nique very promising.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6755
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0370-44672015680108
ISSN: 1807-0353
Licença: A Revista Escola de Minas - REM - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Licença concedida mediante preenchimento de formulário online em: 12 set. 2013.
Aparece nas coleções:DEMIN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DeterminationSoilWater.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.