Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6714
Título: A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio.
Título(s) alternativo(s): The practice of good physical education teachers from the perspective of high school students.
Autor(es): Souza, Jaqueline Aparecida de
Paixão, Jairo Antônio da
Palavras-chave: Prática pedagógica
Physical education
Professor
Pedagogical practice
Data do documento: 2015
Referência: SOUZA, J. A. de; PAIXÃO, J. A. da. A prática do bom professor de educação física na perspectiva dos alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 96, p. 399-415, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812015000200399&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2016.
Resumo: Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.
Resumo em outra língua: The study examined the pedagogical practice of Physical Education teachers, considered good teachers from the perspective of high school students. It was conducted an analysis, based on a field investigation of descriptive and qualitative nature, with a sample group of teachers. It was observed a traditional pattern of teaching in relation to the pedagogical approach adopted, as well as the hegemony of sport content. However, these teachers seek to articulate Physical Education to other subjects in an interdisciplinary work, and also seize the proximity to their students in order to discuss topics related to behavior, ethical values and conduct both in and outside school. Briefly, the evaluative concept of good teacher stems from factors perceived in the teacher’s pedagogic practice throughout his/ her professional career.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6714
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/333612962
ISSN: 2178-6681
Licença: A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/issue/view/300>. Acesso em: 24 set. 2019.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PráticaBomProfessor.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.