Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica.
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Data
2004
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Resumo
Um dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao
envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária
para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Paralelamente a
isto, o incremento de políticas públicas que privilegiam a revitalização dos centros
e a melhoria nos transportes coletivos poderá ajudar a reverter parte deste quadro,
mas, ironicamente, em contrapartida, agrava o complexo problema de
estacionamento de veículos nestas áreas centrais que merecem um novo enfoque e
a busca de novas soluções. Este é o tema principal deste trabalho.
Para compreender melhor o impacto urbano provocado pelo uso do
automóvel, deve-se retroceder à sua evolução na história, desde a sua criação no
final do séc. XIX, atingindo um grande crescimento após a segunda guerra
mundial. Atualmente enfrentam-se, nos grandes centros urbanos, políticas de
pedágios urbanos com o objetivo de minimizar os impactos negativos do trânsito
em determinadas áreas.
Para a criação de novos espaços de estacionamento nestas regiões centrais é
necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de
armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a
implantação de edifícios modulados em estrutura metálica, totalmente
automatizados, que consistem praticamente em simples estruturas, sem a
necessidade do uso de lajes para pisos, ou mesmo, de elementos de fechamentos.
A exemplo destes edifícios modulados, podemos citar os galpões de
armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Estes edifícios, por
suas próprias características, não permitem o acesso do usuário ao seu interior, já
que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados.
Este trabalho apresenta quatro tipologias de Sistemas de Estacionamento
Modular Automatizado (Modular Automated Parking Systems - MAPS) que podem
ser implantados em uma grande variedade de situações, desde pequenos lotes
urbanos até composições que permitam a criação de edifícios garagens comcapacidade para centenas ou até milhares de veículos, bastando para isto, agregar
mais módulos construtivos à edificação.
Cada módulo é formado por células que comportam dois ou quatro
veículos, dependendo da sua tipologia. Por serem em estrutura metálica, estes
módulos podem ser montados em um terreno urbano e após um determinado
tempo, desmontados e transferidos para outro local.
Um estudo de caso compara a solução de um edifício subterrâneo
convencional em concreto armado proposto para uma grande área urbana na
cidade de Belo Horizonte - MG, com um Sistema de Estacionamento Modular
Automatizado proposto para o mesmo local. Neste estudo, o sistema modular foi
considerado inicialmente acima do solo e posteriormente subterrâneo.
Por fim, é feita uma análise de um trecho da malha urbana da cidade de
Belo Horizonte, verificando a viabilidade da implantação destes sistemas
automatizados em terrenos propícios numa região de comércio, carente de áreas
de estacionamento.
As conclusões apresentadas neste trabalho mostram a vantagem do uso do
Sistema de Estacionamento Modular Automatizado em determinadas situações,
em que não são possíveis as implantações de edificações convencionais. Este
trabalho também apresenta as possibilidades de uso dos sistemas modulares para
a revitalização (retrofit) de edificações antigas existentes nos centros urbanos.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Automóveis - estacionamento, Construção metálica, Paletes - transporte - armazenagem
Citação
REZENDE, Ezequiel Mendonça. Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica. 2004. 212 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.