Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6642
Título: A avaliação sob o ponto de vista dos estudantes : o uso de desenhos para a análise de concepções de avaliação.
Autor(es): Landim, Mariana Vaz
Orientador(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Brown, Gavin Thomas Lumsden
Palavras-chave: Ensino superior
Avaliação
Desenhos
Data do documento: 2015
Membros da banca: Nunes, Célia Maria Fernandes
Gomes, Cristiano Mauro Assis
Referência: LANDIM, Mariana Vaz. A avaliação sob o ponto de vista dos estudantes: o uso de desenhos para a análise de concepções de avaliação. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram : (1) analisar as concepções de avaliação de alunos do Ensino Superior; (2) realizar uma revisão da literatura sobre as concepções de avaliação dos alunos, classificando pelo número de concepções identificadas nos estudos; (3) investigar as concepções de avaliação de alunos por meio de desenhos; (4) relacionar os resultados dos desenhos com os resultados do questionário Students’ Conceptions of Assessment - Version VI (SCoA-VI), adaptado por Matos (2010). Quanto à revisão da literatura, encontramos quatro grandes grupos de concepções de avaliação de estudantes: 1) melhora; 2) impacto emocionalmente positivo; 3) irrelevância; 4) responsabilização (BROWN, 2008). Analisamos um total de dez trabalhos, onde a frequência das concepções foi: melhora (8), irrelevância (7), responsabilização (6) e impacto emocionalmente positivo (0). Com relação ao estudo empírico, estudantes de dezesseis cursos de graduação (N = 102; 47 homens e 55 mulheres; idade M = 28,9 anos; DP = 7,99) de duas IES de Minas Gerais participaram da pesquisa: uma universidade federal (N = 26) e um centro universitário privado (N = 76). Classificamos os desenhos em nove categorias: emoções negativas, monitoramento, competição, caráter processual, emoções positivas, correção, imprecisão, opressão e definição de avaliação. Para verificar a confiabilidade das classificações feitas por dois pesquisadores independentes, calculamos o coeficiente kappa de Cohen, que foi excelente em todas as categorias. A maioria dos estudantes elaborou desenhos relativamente simples, com uma ou duas categorias dominantes (representação mental pouco complexa sobre a avaliação). As categorias mais frequentes foram emoções negativas (47) e imprecisão (28), indicando uma representação da avaliação nos desenhos predominantemente como uma prática imprecisa que gera emoções negativas. Quanto à associação entre os questionários e os desenhos (entre as quatro concepções de avaliação e as nove categorias), realizamos uma análise correlacional. Dentre os resultados, estão alguns exemplos de correlações estatisticamente significantes (considerando a amostra total): categoria caráter processual e concepção de melhora (r = 0,425); categoria caráter processual e concepção de responsabilização (r = 0,436); categoria imprecisão e concepção de melhora (r = -0,358). Recomendamos um maior uso de desenhos na área educacional, tanto por pesquisadores quanto por professores e diretores que desejem conhecer melhor seus alunos.
Resumo em outra língua: The objectives of this study were to : (1) analyze Brazilian university students’ conceptions of assessment; (2) conduct a literature review on students’ conceptions of assessment, ranking by the number of conceptions identified in the study; (3) investigate the students’ conceptions of assessment through drawings; (4) relate the results of the drawings with the results of the “Students’ Conceptions of Assessment” questionnaire - Version VI (SCoA-VI), adapted by Matos (2010). As for the literature review, four big groups of students’ conceptions of assessment were found: 1) improvement; 2) positive emotional impact; 3) irrelevant; 4) accountability (BROWN, 2008). A total of ten works were analyzed, all of which presented the following frequency of conceptions: improvement (8), irrelevant (7), accountability (6) and positive emotional impact (0). In relation to the empirical study, students of 16 undergraduate courses (N= 102; 47 men and 55 women; age M = 28.9 years; DP=7.99) from two higher education institutions in the state of Minas Gerais participated in the research: a public university (N= 26) and a private university (N= 76). The drawings were classified into nine categories: negative emotions, monitored, competitive, Lifelong, positive emotions, Marks, Inaccuracy, Burden, assessment definition. To check out the reliability of the classification made by two independent researchers, Cohen’s kappa coefficient was calculated, which came to be excellent in all categories. Most students made relatively simple drawings, with one or two prevailing categories (poor mental representations about assessment). The most frequent categories were negative emotions (47) and Inaccuracy (28), which indicate a representation of assessment in the drawings predominantly as an imprecise practice that generates negative emotions. Regarding the association between questionnaires and drawings (among the 4 conceptions of assessment and the 9 categories), a correlational analysis was made. Among the results, several examples of statistically significant correlations are (considering the whole sample): Lifelong category and improvement conception (r= 0,425); Lifelong category and accountability conception (r= 0,436); Inaccuracy category and improvement conception (r = -0,358). A more frequent use of drawings in the educational area is recommended, both for researchers and teachers and principals who wish to know their students better.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6642
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AvaliaçãoPontoVista.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.