Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6614
Título: Adição de fontes de nitrogênio e de duas linhagens de levedura na fermentação alcoólica para produção de cachaça.
Autor(es): Pereira, Alexandre Fontes
Silva, Paulo Henrique Alves da
Pinheiro, Patrícia Fontes
Pinheiro, Carlos Alexandre
Braga, Leonel Martins
Palavras-chave: Fermentação
Nitrogênio
Leveduras
Cachaça
Data do documento: 2015
Referência: PEREIRA, A. F. et al. Adição de fontes de nitrogênio e de duas linhagens de levedura na fermentação alcoólica para produção de cachaça. Revista de Engenharia Química e Química, v. 1, p. 45-59, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/jcec/article/view/2127>. Acesso em: 16 jun. 2016.
Resumo: Neste trabalho foi avaliada a influência de duas linhagens de levedura (baixa fermentação (Saflager) e alta fermentação (Safbrew)) e três fontes de nitrogênio (sulfato de amônio, peptona de caseína e um pool de aminoácidos) nas concentrações 5 g.L-1 e 25 g.L-1, na composição do mosto durante a fermentação para produção da cachaça. As propriedades físico-químicas avaliadas foram: pH, acidez total, teor de sólidos solúveis e teor alcoólico, em amostras coletadas em 12, 24, 48, 72 e 96 horas de fermentação. As amostras de cachaça produzidas foram analisadas por cromatografia a gás, sendo que os alcoóis superiores, propan-1-ol, álcool isobutílico e álcool isoamílico tiveram comportamentos diferentes para as linhagens de leveduras de baixa fermentação e alta fermentação. A maior produção de etanol por consumo de substrato foi obtido pela linhagem de levedura Saflager (baixa fermentação) na fonte de nitrogênio sulfato de amônio, na concentração de 5 g.L-1, nos mostos de cachaça.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6614
DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl1iss1pp45-59
ISSN: 2446-9416
Licença: Os trabalhos publicados no periódico The Journal of Engineering and Exact Sciences (JCEC) estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: JCEC <https://periodicos.ufv.br/ojs/jcec/index>. Acesso em: 20 set. 2019.
Aparece nas coleções:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AdiçãoFontesNitrogênio.pdf177,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.