Avaliação da confiabilidade de vigas metálicas dimensionadas pela NBR 8800.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2004
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O estudo da confiabilidade estrutural se relaciona com a avaliação da probabilidade de violação de um estado limite para um sistema estrutural. Isto inclui tanto a segurança contra a falha estrutural ou colapso de parte da estrutura, conhecida como estado limite último, quanto à disfunção no uso da estrutura, conhecida como estado limite de utilização. Uma vez definidos pelo projetista os estados limites relevantes ao sistema estrutural, pode-se calcular o nível de segurança com respeito a esses estados. As normas atuais de projeto estrutural, baseadas no Método dos Estados Limites, buscam a padronização dos critérios de dimensionamento e a uniformização do nível de confiabilidade, para uma determinada classe de estruturas, atendendo aos anseios dos engenheiros, proprietários e usuários. Este trabalho apresenta uma revisão do processo de transição das Normas em Tensões Admissíveis para Normas em Estados Limites, e de alguns métodos de confiabilidade estrutural. Neste trabalho apresenta-se um estudo do nível de confiabilidade de vigas de perfis I laminados fabricados pela AÇOMINAS, para o estado limite de flexão, projetadas segundo a NBR 8800 e o projeto de revisão da referida norma. Finalmente são mostrados os resultados da análise, indicando a variabilidade encontrada no índice de confiabilidade do estado limite último de flexão.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Construção metálica, Confiabilidade - engenharia, Estruturas metálicas – vigas, Método de Monte Carlo, Método FORM
Citação
CASTANHEIRA, Aparecida Mucci. Avaliação da confiabilidade de vigas metálicas dimensionadas pela NBR 8800. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.