Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPeretta, Éden Silvapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Gabriela de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-07-01T13:04:31Z-
dc.date.available2016-07-01T13:04:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Gabriela de Oliveira. Princípios técnicos de Martha Graham: singularidades de uma poética. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6549-
dc.descriptionPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractMartha Graham (1894-1991) foi dançarina e coreógrafa, natural de Allegheny Count, Pennsylvania, nos Estados Unidos. Ícone da Modern Dance norte-americana, ao longo de seus setenta anos de carreira, produziu quase duzentas criações, as quais traziam como tema principal o universo das emoções, elaboradas a partir do diálogo entre criatividade e o desenvolvimento de um notável vocabulário técnico, fruto de inúmeras transformações. No decorrer de sua trajetória, Graham nunca se preocupou de fato em sistematizar e/ou registrar as escolhas e os desdobramentos que perpassaram a construção de sua técnica e de suas criações, e por esse motivo, muitos aspectos primordiais de seu desenvolvimento se encontram submergidos ou estão fadados ao esquecimento com o passar dos anos. Neste viés, o principal intuito desta pesquisa consiste, por meio de pesquisa bibliográfica, em resgatar, apresentar e discutir as relações estruturadas pela artista no desenvolvimento de sua técnica e de suas criações, as possíveis influências oriundas de sua trajetória pessoal, poética e do contexto histórico, social e cultural que atravessaram o movimento da Modern Dance, nos Estados Unidos, cujas singularidades se manifestam nos princípios fundamentais da Martha Graham technique – respiração, contraction e release, e centro motor e de expressividade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectGraham Marthapt_BR
dc.subjectDança moderna - técnicapt_BR
dc.subjectDança - estudo e ensinopt_BR
dc.titlePrincípios técnicos de Martha Graham : singularidades de uma poética.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/06/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeVelardi, Maríliapt_BR
dc.contributor.refereePinto, Davi de Oliveirapt_BR
dc.description.abstractenMartha Graham (1894-1991) was a dancer and choreographer, born in Allegheny Count, Pennsylvania, in the United States of America. Icon of Modern American Dance over her seventy-year career, produced nearly two hundred creations, which brought as main theme the universe of emotions, drew from the dialogue between creativity and the development of a remarkable technical vocabulary, that was a result from numerous transformations. Throughout her career, Graham never bothered actually to systematize and/or record her choices and improvements that permeated the construction of her technique and her creations, and for this reason, many main aspects of development are submerged or they are doomed to oblivion over the years. Thus, by bibliography research, the main purpose of this research is to rescue, to present and to discuss the relationship structured by the artist to develop her technique and her creations, the possible influences coming from her personal, poetic trajectory, and the historical, social and cultural context that crossed the Modern Dance in the United States of America, whose singularities manifests in the fundamental principles of Martha Graham technique - breathing, contraction and release, and center engine and expressiveness.-
Appears in Collections:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_PrincípiosTécnicosMartha.pdf2,76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons