Caracterização de coque metalúrgico produzido com adição de pneu inservíveis nas misturas de carvão mineral.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O desafio da produção de coque consiste em projetar misturas de carvões que atendam a relação custo/benefício uma vez que o carvão mineral é responsável por 30 a 40% do custo total de produção de aço em usinas integradas a coque. Sendo o carvão mineral um combustível não renovável e o atual cenário no mercado siderúrgico, novos materiais vêm sendo adicionados às misturas de carvões buscando reduzir os custos de produção e mantendo esses parâmetros de qualidade do coque. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o uso de pneu inservível adicionados às misturas de carvão, reduzindo a necessidade de importação de matéria-prima, mantendo a qualidade exigida pelo alto-forno e desenvolver uma nova rota de destino para os pneus descartados de maneira inadequado no meio ambiente. Foram realizados enfornamentos em escala piloto, com misturas de carvão mineral e pneu inservível em 4 percentagens e 3 faixas granulométricas, com objetivo de avaliar o impacto sobre a qualidade do coque produzido, no que diz respeito à resistência (CRI, CSR, DI 150-15). Também foram realizadas nas matérias-primas e no coque análises imediatas, fluidez e petrografias além da resistência mecânica à compressão, composição química pontual por Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), análise da interface pneu-matriz carbonosa através da microscopia (MEV) e análise termográficas por TGA-DTA. Os resultados das análises do coque mostraram que a adição de 3% de pneu com granulometria média (20-30mm) com a malha de aço, tiveram resultados mais relevantes na manutenção da qualidade do coque, indicando o pneu como uma alternativa na substituição de parte do carvão mineral na produção do coque metalúrgico.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Coque, Pneu inservível, Carvão mineral
Citação
SOUZA, Renata Dias e Silva. Caracterização de coque metalúrgico produzido com adição de pneu inservíveis nas misturas de carvão mineral. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.