Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6446
Título: O sublime e o trágico no projeto de educação estética de Schiller.
Autor(es): Silva Júnior, Clecio Luiz
Orientador(es): Guimarães, Bruno Almeida
Palavras-chave: O trágico
Sublime
Estética
Modernidade
Educação
Data do documento: 2016
Membros da banca: Alves Júnior, Douglas Garcia
Cecchinato, Giorgia
Referência: SILVA JÚNIOR, Clecio Luiz. O sublime e o trágico no projeto de educação estética de Schiller. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O presente trabalho se detém à análise de como os conceitos de tragédia e de sublime participam do projeto de educação estética de Schiller. Uma vez tendo Schiller identificado que o problema da sociedade alemã do século XVIII era um problema político, mas que, no entanto, não poderia ser resolvido unicamente pela tarefa da razão, como propunha a filosofia moral de sua época, Schiller afirmará que a tarefa do político deveria passar antes pela questão beleza, pelo estético. Nesse sentido, a tragédia e o sublime ganham para Schiller imensa potência uma vez que tais manifestações da arte revelam, sobretudo, o caráter moral do homem e da humanidade. Na medida em que a faculdade racional joga com as faculdades sensíveis e, por consequência, geram um terceiro impulso, o lúdico, o homem alcança, através do estético, a consciência de uma moralidade objetiva e universal.
Resumo em outra língua: Ce mémoire s’occupe de l'analyse de comment les concepts de tragédie et de sublime participent-ils au projet de l’Éducation Esthétique de Schiller. Une fois que Schiller ait identifié que le problème de la société allemande au XVIIIe siècle était un problème politique, mais, cependant, ne pourrait pas être résolu seulement par le travail de la raison, comme proposait toute la philosophie morale à son époque, Schiller affirmera que le rôle du politique devrait s’engager, premièrement de la beauté, de l'esthétique. Dans ce sens, la tragédie et le sublime gagnent, aux yeux de Schiller, une énorme puissance, car telles manifestations de l'art révèlent, surtout, le caractère moral de l'homme et de l'humanité. Dans la mesure où la faculté rationnelle joue (spielt) avec les facultés sensibles et, par conséquent, produisent la troisième impulsion, l’impulsion ludique, l’homme arrive, à travers de l’esthétique, à la conscience d’une moralité objective et universelle.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6446
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/02/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SublimeTrágicoProjeto.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.