DEFIL - Artigos publicados em periódicos

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    Desiring machines and the sex of plants.
    (2023) Silva, Cíntia Vieira da
    This paper connects the concept of desiring machines, as it appears in Deleuze and Guattari’s Anti-Oedipus, to the sex of plants, which Deleuze had already used on Proust and Signs, to relate his philosophy to Guattari’s concept of transversality. In this context, this text argues with Preciado’s understanding of Deleuze and Guattari’s molar homosexuality, stating that this concept points toward trans and countersexuality, more than to the bipolarity between hetero and homosexuality.
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    Deleuze e Proust : pensando a partir de “Escrever a palavra fim”.
    (2023) Silva, Cíntia Vieira da
    Este texto visa comentar o artigo de Marcela Oliveira, “Escrever a palavra fim; cem anos da morte de Proust”, destacando os aspectos da leitura deleuziana da Recherche mobilizados por Marcela. Além de retomar o problema da unidade de uma obra de arte em sua relação com o estilo, da importância e configuração da temporalidade em Proust e da relação dos signos com o aprendizado temporal que é a matéria mesma do romance em questão, procuro indicar o motivo do interesse de filósofos de diferentes tendências pela literatura de Proust, partindo do caso de Deleuze.
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    A definição de verdade de Tarski.
    (2019) Cardoso, Guilherme Araújo; Rodrigues, Abilio
    O objetivo deste texto é apresentar, de um modo tecnicamente acessível, a definição de verdade de Tarski, o teorema da indefinibilidade da verdade, e discutir duas críticas a aspectos conceituais do trabalho de Tarski sobre a verdade, a saber, se a definição captura a noção de verdade como correspondência e a objeção de Kripke à hierarquia de linguagens.
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    Dialética entre os sentidos positivo e negativo da dessacralização da arte.
    (2023) Guimarães, Bruno Almeida
    Assimilando a visão dialética de Adorno sobre o tema da perda da aura em Benjamin, pensado como uma “tendência evolutiva” da desartificação da arte, mas também como uma tendência a transformar a arte em indústria cultural, quando manejada a-dialeticamente, este artigo pretende analisar as consequências da dessacralização da arte. O objetivo é indicar a contrapartida positiva ligada à perda de autenticidade e valor de culto na arte, levando em conta a presença dos conceitos de “mimesis” e “jogo” na segunda versão de A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica e examinar algumas possíveis consequências desses efeitos dessacralizantes no campo sociopolítico.
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    Distinções na teoria crítica : Marcuse e a escola de Frankfurt.
    (2023) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    Neste texto, vamos apresentar a passagem de Herbert Marcuse pela Escola de Frankfurt, cuja fundação completa neste ano seu primeiro centenário. Apresentaremos primeiramente o entrelaçamento da vida de Marcuse com a história do Instituto de Pesquisa Social na Universidade de Frankfurt, em seguida comentaremos a produção de Marcuse como membro do Instituto e depois sua obra quando já formalmente desligado da instituição, mas ainda fiel aos princípios norteadores da Teoria Crítica.
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    A última Jedi.
    (2022) Silva, Cíntia Vieira da
    Este artigo visa comentar as hipóteses formuladas por Vladimir Vieira em O despertar do mito, concernentes à recepção das três trilogias de Star Wars e à relação de cada uma delas com o caráter mítico alcançado pela saga. Além disso, procura-se avaliar a importância de a última trilogia contar com uma protagonista mulher. Para tanto, o texto procura analisar brevemente o tratamento dado às personagens mulheres na franquia Star Wars em geral.
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    Sexualidade maquínica contra a diferença sexual : de Deleuze e Guattari a Preciado.
    (2022) Silva, Cíntia Vieira da; Decarli, Letícia Conti
    Preciado caracteriza o regime da diferença sexual como um conjunto de tecnologias sociais que esconde sob o nome de Natureza aquilo que se configura como efeito da ordem política e econômica denominada “patriarcado hetero-colonial”. Deleuze e Guattari, em O Anti-Édipo, constroem uma concepção de sexualidade inseparável das determinações do campo social. Porém, veremos como é pelo conceito de sexualidade maquínica que os autores se furtam a reduzir a sexualidade a um simples efeito do campo social, pois também buscam uma dimensão criativa capaz de romper com essas determinações. A intenção deste artigo é, apesar da aparente divergência entre contrassexualidade e sexualidade maquínica, explorar afinidades conceituais entre ambas no que diz respeito à crítica à diferença sexual e ao esforço de experimentação de novas “plataformas sexuais”.
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    O paradoxo do mentiroso : aspectos técnicos e filosóficos.
    (2020) Cardoso, Guilherme Araújo; Melo, Ederson Safra; Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão
    Nosso objetivo principal, neste texto, é o de fornecer uma introdução crítica ao paradoxo do Mentiroso, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista filosófico. Primeiramente, vamos apresentar diferentes versões do Mentiroso e relacionar importantes resultados limitativos associados a ele, o Lema Diagonal e o Teorema da Indefinibilidade de Tarski. Em seguida, iremos apresentar algumas das principais abordagens do paradoxo. Finalmente, iremos confrontá-las com uma mesma objeção: a aparente impossibilidade de se conciliar completamente poder expressivo ilimitado de um lado e consistência ou não-trivialidade de outro.
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    Openness in situations of joint attention.
    (2022) Noronha, Daniel de Luca Silveira de; Cardoso, Guilherme Araújo
    Openness is a distinctive feature in the episodes of joint attention. In such an episode, everything is in the open, nothing is hidden (PEACOCKE, 2005, p. 298). But what is this metaphorical description supposed to grasp? On the common knowledge approach, openness is characterized by an infinite list of iterated perceptual knowledge attributions. This approach overloads the cognitive costs of joint attention. On the relational approach, openness is a primitive notion; the phenomenon results from the fusion of perceptions between the agents, a singular experience of co-percipience that explains joint attention for free. This paper aims to argue for an intermediate approach to explain openness. We offer here an account of openness in terms of non- wellfounded situations. We shall argue that it not only fully characterizes mutual awareness in a finite adequate way but that it also preserves the low cognitive burden of the co-presence situation.
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    Marcuse, Davis e as dimensões estéticas do feminismo.
    (2023) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    A perspectiva feminista de Angela Davis e Herbert Marcuse será aqui apresentada explorando três pontos que se encontram interligados: (1) as características consideradas especificamente femininas, (2) a desigualigualdade sexual na exploração do trabalho e (3) o potencial político radical do feminismo em movimentos de libertação. Para apresentar os dois primeiros pontos, utilizaremos textos de Herbert Marcuse; para o último, recorremos também a Angela Davis. Veremos, na sequência, como os dois teóricos críticos e ativistas mostram com clareza as transformações socioculturais ocorridas quando mulheres recorreram à dimensão estética – música, no nosso estudo de caso – como uma espécie de aliada capaz de fornecer uma trincheira mesmo nos tempos sombrios, como os de agora. Juntas, Davis e Marcuse podem despertar novas esperanças.
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    Editorial.
    (2023) Barroso, Nathalia Nascimento; Kelly, Diego Aurélio Viana; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
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    Lendo "O nascimento da tragédia" 150 anos depois.
    (2023) Pimenta Neto, Olímpio José
    Trata-se de apresentar uma conjectura sobre a relação entre este livro e o restante da obra de Nietzsche e indicar as linhas em que se pode desenvolvê-la. Nesse sentido, projetando uma leitura continuísta da obra, considera-se que O nascimento da tragédia traz consigo “sementes”, indícios e mesmo blocos inteiros de formulações que apontam as principais direções de pesquisa que o filósofo trabalhará durante a vida inteira. Vale dizer: ab ovo, o pensamento nietzschiano consistiria na exploração de intuições, temas e ideias já presentes desde sua estreia junto ao público, continuamente retomados segundo perspectivas diferentes, de modo a renderem tudo o que podem através da sucessão de suas reelaborações conceituais e poéticas.
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    Um guia para a filosofia trágica.
    (2021) Pimenta Neto, Olímpio José
    Pretendo sumariar o principal das ideias de Roberto Machado a respeito da filosofia trágica de Nietzsche revisitando Nietzsche e a verdade, mas, principalmente Zaratustra: tragédia nietzschiana. Indicarei como o intérprete articulou uma visão de conjunto do pensamento estudado em que seus aspectos mais difíceis—por exemplo, a composição teórica e poética entre eterno retorno e vontade de potência nos termos desafiadores do livro Assim falou Zaratustra—foram esclarecidos de maneira consistente, legando ao público uma via de acesso autorizada e estimulante às contribuições nietzschianas para a História da Filosofia e para a Filosofia ela mesma. Rendo homenagem ao mestre recém desaparecido acrescentando ao relato breves notícias da convivência de anos havida entre nós.
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    História da teologia moral : uma síntese a partir do concílio de Trento.
    (2022) Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira
    O objetivo precípuo deste artigo1 é fazer uma breve incursão na história da teologia moral católica, destacando os principais aspectos dos períodos onde ocorreram mudanças significativas, seja na compreensão da mesma, seja no método de análise. Procuramos acentuar o fato de que a teologia moral católica surgiu oficialmente, como ciência, no Concílio de Trento. Anteriormente, incluindo o período da Patrística e da Escolástica podemos afirmar que houve autores que dissertaram sobre aspectos éticos ou morais do cristianismo, mas isso não significava tratar-se de uma ciência teológica específica. Esperamos a partir desta síntese, trazer um entendimento mais claro e preciso do momento de renovação da teologia moral católica pelo qual passamos atualmente. Apresenta-se, também, uma fundamentação histórica da teologia moral, do horizonte tridentino ao contexto pós-Vaticano II, procurando demonstrar que ela sempre esteve a reboque dos acontecimentos, e não diante deles, acenando por qual caminho o cristão pode e deve enveredar-se.
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    Should God believe the liar? : a non-dialetheist paraconsistent approach to God’s omniscience.
    (2021) Cardoso, Guilherme Araújo; Miranda, Sérgio Ricardo Neves de
    In this paper, we discuss a family of arguments that show the inconsistency of the concept of omniscience, which is one of the central attributes of the theistic God. We introduce three member of this family: Grim’s Divine Liar Paradox, Milne’s Paradox and our own Divine Curry. They can be seen as theological counterparts of well-known semantic paradoxes. We argue that the very simple dialetheist response to these paradoxes doesn’t work well and then introduce our own response based on a framework that we call Logic of Impossible Truths (LIT). LIT is a non-dialetheist paraconsistent logic designed to represent divine ominiscience and to preserve the transparency of the truth predicate and which semantics rests on the concept of situation. Since some rules of classical logic are not valid in LIT, we are in a position to block the derivation of the paradoxes. Thus, LIT offers a way out of the dilemma of accepting that there are true contradictions (dialetheism) or giving up the idea that there is an all-powerful, omniscient and perfectly good being (atheism).
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    Teologia moral contemporânea : ética e hermenêutica em 1Jo 2,15-17.
    (2021) Frecheiras, Marta Luzie de Oliveira
    “Teologia moral contemporânea: ética e hermenêutica em 1Jo 2,15-17” propõe uma reflexão acerca das questões morais que assolam a humanidade. Traça rotas de investigação para a compreensão da moral nos livros bíblicos, detendo-se nas Cartas Católicas – aspectos principais da primeira Epístola de João – e realiza uma análise particular da ética na hermenêutica de 1Jo 2,15-17, a fim de poder demonstrar que o papel da teologia moral católica na contemporaneidade é o de “humanizar” o ser humano, reafirmando que não há outro modelo a ser seguido a não ser Jesus Cristo.
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    Eros, a partir de Herbert Marcuse.
    (2022) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
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    A dimensão estética em tempos de contágio.
    (2021) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    A partir do recurso às diversas formas de espetáculos como conforto à reclusão durante a quarentena imposta pela pandemia, refletimos sobre e colocamos mais questões do que respostas às necessárias narrativas imagéticas.
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    Resenha de Discurso sobre o colonialismo.
    (2021) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    Resenha de Discurso sobre o colonialismo, de Aimé Césaire.
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    2020, a natureza disse : pare!.
    (2021) Kangussu, Imaculada Maria Guimarães
    O presente ensaio apresenta, com ajuda de alguns luminares na história da filosofia e de modo bastante sucinto, a situação pandêmica em que o mundo se encontra, neste ano de 2020, e, voltando os olhos para a história pregressa, busca compreender o que nos trouxe a esse momento de agora e como se desenha o futuro. As quatro partes que o compõem mostram os acontecimentos de antes, de muito antes, de agora e, talvez, do futuro da história.