Caracterização ecológica dos anfíbios anuros de áreas reflorestadas do entorno da represa de Volta Grande, no Rio Grande, MG/SP.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As espécies colonizadoras precisam ter características que permitam que cheguem ao local e se mantenham com os recursos e condições ali existentes. Dentre os anfíbios, ocorrem espécies com diferentes capacidades para colonizar ambientes alterados por ação antrópica. Esses animais podem ser utilizados para avaliar a efetividade de áreas a partir de suas características ecológicas. O presente estudo foi realizado em matas ciliares reflorestadas no Cerrado, localizadas no entorno do reservatório da usina hidrelétrica de Volta Grande, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A mata ciliar nativa foi inundada para a formação da represa. Entre 10 e 30 anos, o entorno das áreas inundadas foi reflorestado e, atualmente, estas áreas de mata ciliar reflorestadas estão isoladas de remanescentes florestais por matrizes agrícolas. O objetivo do presente estudo foi analisar as espécies de anuros que conseguiram colonizar as matas ciliares reflorestadas, utilizando como parâmetros aspectos da paisagem local, bem como da ecologia e da história natural das espécies. Foram amostrados cinco fragmentos ciliares reflorestados entre março de 2013 e janeiro de 2014. As coletas se deram por armadilhas de pitfall, instaladas no interior das matas ciliares, e por procura ativa no período noturno associada à zoofonia, nas áreas do entorno desses fragmentos. Como resultados, as matas ciliares reflorestadas da represa Volta Grande contribuem para a conservação de 21 espécies. Não foram encontradas espécies endêmicas ou dependentes de matas ciliares. As espécies capazes de colonizar estas áreas são predominantemente resistentes à alteração antrópica, com ampla distribuição geográfica; habitat generalistas e apresentam modo reprodutivo característico de áreas abertas e ambientes lênticos. Sendo assim, os aspectos predominantes da ecologia e história natural das espécies colonizadoras podem ser utilizados para comparações em estudos futuros em matas ciliares reflorestadas. O tipo de matriz exerceu influência somente sobre a abundância da anurofauna na área com matriz seringal, enquanto a composição diferiu entre as cinco áreas. Nas menores áreas reflorestadas, foram encontrados os menores valores de equitabilidade, provavelmente em função do efeito de borda. Dessa forma, é reforçada a importância da largura da mata ciliar e conectividade com matas ciliares nativas para que apresentem melhor distribuição da abundância entre as espécies e tenham um ambiente que seja fonte de espécies típicas de mata ciliar.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Anfíbio, Mata ciliar, Usinas hidrelétricas, Cerrados
Citação
MARTINS, Joice Paiva Vidigal. Caracterização ecológica dos anfíbios anuros de áreas reflorestadas do entorno da represa de Volta Grande, no Rio Grande, MG/SP. 2014. 46 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.