Uma investigação da resistência ao fogo de barras de aço de seção “I” sujeitas à flexão composta.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2002
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nesse trabalho, descreve-se os resultados de uma investigação da resistência ao fogo de barras de aço de seção “I” sujeita à flexão composta com o emprego do Método de Elementos Finitos, implementado no VULCAN. Em uma primeira etapa, a pesquisa de relações paramétricas para o cálculo da temperatura crítica em barra flexocomprimidaes de aço bi-rotulados, rotulados-engastados e bi-engastados à rotação, sendo o carregamento variado para quatro Razões da carga máxima.Os resultados são equações paramétricas para o cálculo da temperatura crítica de barras flexocomprimidas de aço sem proteção em função de um fator adimensional. Em uma segunda etapa, são pesquisadas curvas de resistência ao fogo para barra flexo-comprimidas de aço de perfis usuais na prática das construções de edifícios de andares múltiplos. As barras flexo-comprimidas são parcialmente protegidas (alma ou mesas protegidas), sendo as condições de extremidade são as da barra bi-rotulada. Foram examinadas duas situações de carregamento (diagramas de momentos fletores retangular e triangular combinado com carga axial) à temperatura ambiente para a carga solicitante em situação de incêndio. Diversas conclusões de caráter prático são apresentadas.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Perfis - resistência ao fogo, Flexão composta, Tempo e temperatura crítica
Citação
CARVALHO, Welber Magalhães. Uma investigação da resistência ao fogo de barras de aço de seção “I” sujeitas à flexão composta. 2002. 247 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2002.