Efeito da suplementação com suco de uvaia (Eugenia uvalha cambes) no perfil lipídico e no estresse oxidativo de ratas hipercolesterolêmicas.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O estresse oxidativo causado pelo aumento do colesterol tem sido sugerido como um dos principais fatores de risco para diversas doenças correlacionadas a hipercolesterolemia, como por exemplo, a aterosclerose. Estudos recentes caracterizam a uvaia, como fonte de compostos bioativos, além de possuir uma elevada capacidade antioxidante in vitro, características que sugerem um possível efeito positivo deste fruto no estresse oxidativo causado pela hipercolesterolemia. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do suco da uvaia sobre o perfil lipídico e o estresse oxidativo em ratos alimentados com uma dieta hipercolesterolêmica. Primeiramente o fruto da uvaia foi analisado quanto a sua composição centesimal, conteúdo de polifenóis totais e a sua capacidade antioxidante in vitro e posteriormente foi conduzida a experimentação animal, onde ratos Fischer fêmeas foram alocadas em 4 grupos de 8 animais de acordo com o tratamento recebido: grupo controle (C), recebeu dieta AIN-93M padrão; controle uvaia (CUv), recebeu dieta AIN-93M padrão + 2 ml de suco de uvaia; hipercolesterolêmico (H), recebeu dieta hipercolesterolêmica e o grupo hipercolesterolêmico uvaia (HUv), recebeu dieta hipercolesterolêmica + 2 ml de suco de uvaia. Ao final de 10 semanas os animais foram anestesiados e eutanasiados e o sangue e os órgãos foram recolhidos e armazenados para posteriores análises. Os dados foram submetidos à análise de variância bivariada (ANOVA two way). Diferenças de p < 0,05 foram consideradas significativas. A uvaia apresentou um conteúdo considerável de compostos fenólicos e uma atividade antioxidante elevada. A suplementação com o suco de uvaia promoveu um efeito hipocolesterolêmico significativo, além de apresentar um efeito protetor contra os danos hepáticos e renais causados pela dieta hipercolesterolêmica. O suco de uvaia alterou a concentração do marcador de dano oxidativo, TBARS, apresentando, portanto ação antioxidante. Esses resultados sugerem que a suplementação com o suco apresentou um importante papel hipocolesterolêmico e antioxidante, favorecendo a saúde dos animais, principalmente, nas condições deletérias da hipercolesterolemia.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição. Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Uvaia, Estresse oxidativo, Lipídios, Hipercolesterolemia, Antioxidantes
Citação
LOPES, Juliana Márcia Macedo. Efeito da suplementação com suco de uvaia (Eugenia uvalha cambes) no perfil lipídico e no estresse oxidativo de ratas hipercolesterolêmicas. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Nutrição) - Escola de Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Nutrição, Ouro Preto, 2014.