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Título: Uma abordagem conceitual e numérica para a reabilitação arquitetônica e estrutural da rotunda do complexo ferroviário do município de Ribeirão Vermelho - MG.
Autor(es): Veloso, Luciana Bracaense Coimbra
Orientador(es): Souza, Henor Artur de
Araújo, Ernani Carlos de
Palavras-chave: Estabilidade estrutural
Coeficiente de segurança na engenharia
Engenharia de estruturas
Data do documento: 2016
Referência: VELOSO, Luciana Bracaense Coimbra. Uma abordagem conceitual e numérica para a reabilitação arquitetônica e estrutural da rotunda do complexo ferroviário do município de Ribeirão Vermelho - MG. 2016. 199f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A pesquisa realizada teve por objeto de estudo a Rotunda do Complexo Ferroviário do Município de Ribeirão Vermelho, Minas Gerais, Brasil, desenvolvida com o objetivo de avaliar a estabilidade e a segurança da estrutura do edifício com vistas a uma possível proposta de reabilitação. A rotunda apresenta um sistema construtivo que combina paredes autoportantes de tijolos cerâmicos maciços com a cobertura em treliças de ferro pudlado, apoiada sobre colunas de ferro fundido cinzento. Seu valor de memória conferiu um caráter interdisciplinar a investigação, estabelecendo-se dialogo entre a área de Engenharia e a de Arquitetura, dada a necessidade de se ter clareza acerca da avaliação de segurança da edifício na sua relação com critérios de conservação e preservação arquitetônica. Isso exigiu integrar uma abordagem qualitativa a investigação quantitativa em que se avaliou a segurança estrutural da Rotunda. Procedeu-se a exploração de seu potencial técnico, aí compreendendo, nurn primeiro momento, conhecer a origem, tipologia, características estéticas e funcionais da rotunda; identificar as propriedades geométricas, químicas e físicas dos elementos estruturais a serem recuperados; identificar e diagnosticar as patologias dos materiais, as causas dos danos e suas degradações. Num segundo momento, tal exploração envolveu verificar os deslocamentos da estrutura como um todo e, consequentemente, verificar a rigidez e estabilidade do arranjo dos componentes, bem como analisar numericamente os elementos estruturais de ai(O, com vistas a sua restauração e/ou reforma estrutural. Para tanto, buscou-se, preliminarmente, saber se sua preservação seria praticável e, a partir daí, verificar as necessidades de reformula-lo, substitui-lo e/ou restaura-lo da estrutura. Para a analise estrutural, desenvolveu-se, ap6s o levantamento geométrico do edifício, a modelagem tridimensional da estrutura com o objetivo de determinar os esforços internos e exteros e suas tensões, bem como a determinação dos deslocamentos que a estrutura vem apresentando desde sua construção. Utilizou-se o software Autocad para a modelagem tridimensional e o software Strauss 7 para a analise estrutural. Por meio da investigação experimental dos materiais - analise metalográfica e análise de microscopia 6ptica, identificou-se as características químicas e físicas dos materiais. Com os resultados obtidos foi possível alimentar informações (fies para a avaliação computacional. Pelo Método dos Elementos Finitos constatou-se que a estrutura apresentava um pequeno deslocamento. Com as alterações de perfis da treliça da cobertura, apenas com o objetivo de atender a norma NBR 8800 (2008), teve-se uma diminuído de, aproximadamente, 30% do deslocamento global da estrutura. ______________________________________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The research was to study whose subject matter was the Railway Complex Rotunda in Ribeiriio Vermelho, Minas Gerais, Brasil, so as to assess the safety of the building structure with a view to a possible proposal for rehabilitation. The Rotunda features a construction system that combines self-supporting walls of massive ceramic bricks with coverage on trellises of puddled iron, supported on the cast iron columns. Your memory value checked an interdisciplinary research, establishing dialogue between the Engineering and Architecture, given the need to have clarity about the building safety assessment in its relationship with conservation and architectural preservation criteria. This required integrate a qualitative approach to quantitative research which evaluated the structural safety of the Rotunda. Proceeded to the exploration of its technical potential, then comprising, at first , to know the origin , type, aesthetic and functional characteristics of the rotunda; identify the geometric , physical and chemical properties of the structural elements to be renovated; identify and diagnose the pathologies of the materials, the damage causes and their decay. A second time, such exploration involved verify the structure displacements as a whole and, thus, verify stability and rigidity of the components as well as numerically analyze the steel structural elements, for their restoration and/or structural reinforcement. Therefore, we sought to preliminarily whether its preservation would be practicable and, from there, verify the building needs, substitution and/or restoration of the structure. For structural analysis, developed after the geometric survey of the building, three-dimensional modeling of the structure in order to determine the internal and external efforts and their tensions, as well as the determination of displacements that the structure has been presenting since its construction. We used the AutoCAD software for three-dimensional modeling software and Strauss 7 for structural analysis. Through an experimental investigation of materials - metallographic analysis and optical microscopy analysis, we identified the chemical and physical characteristics of materials. With the results we feed information to the computer evaluation. By Finite Element Method it was found that the structure had a small displacement. With the change of the coverage truss profiles, only in order to meet the NBR 8800 (2008), was a decrease of approximately 30% of global displacement of the structure.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6198
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 20/01/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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