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Title: Análise e reavaliação de estruturas em solos reforçados com geotêxteis.
Authors: Martins, Carlos César
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Romero César
Keywords: Geotêxtil
Geossintéticos
Solo reforçado
Issue Date: 2000
Citation: MARTINS, Carlos César. Análise e reavaliação de estruturas em solos reforçados com geotêxteis. 2000. 270 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2000.
Abstract: No contexto atual da engenharia geotécnica, a utilização de materiais sintéticos como elementos de reforço tornou-se uma metodologia convencional e de aplicação generalizada em todo o mundo. No Brasil, esta tecnologia é ainda incipiente, mas constitui uma ferramenta de potencial aplicação em obras de estabilização ao longo da malha viária do país, uma das mais extensas do mundo. Neste enfoque, este trabalho visou estabelecer uma análise crítica das concepções de projeto e dos métodos executivos de três obras rodoviárias de grande porte em solo reforçado com geotêxteis, construídas no estado de Minas Gerais nos últimos cinco anos sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, sendo elas: 1. Encontros do viaduto no km 12 da MG 123, sobre a estrada de ferro Vitória-Minas (EFVM), próximo à cidade de Rio Piracicaba; 2. Aterro reforçado da Variante da Ingá, situado no km 510,24 da BR 381, rodovia Fernão Dias, próximo à cidade de Igarapé; 3. Aterro reforçado das obras de duplicação da MG 030, situado no km 16, entre as cidades de Belo Horizonte e Nova Lima. Na formulação proposta, estes projetos foram avaliados de acordo com as suas premissas originais e reformulados com base na proposição de critérios mais realistas em termos da adoção dos parâmetros de resistência dos solos, dos reforços e da interação solo-reforço, dos métodos de dimensionamento e dos processos construtivos. A sistematização das correlações então implementadas possibilitou uma reanálise global das metodologias de projeto e execução com impactos relevantes no custo final das obras. Os resultados demonstram inequivocadamente que os procedimentos de análise de estruturas de solos reforçados podem e devem ser orientados por um estudo detalhado e abrangente das características das interfaces solo-geossintéticos. Estes parâmetros constituem, sem dúvida, fatores de extrema relevância no dimensionamento destas estruturas, fundamentais para a elaboração de projetos otimizados em termos de segurança e economia.
metadata.dc.description.abstracten: These days the use of synthetic materials as reinforcement elements has become a widespread design tool in geotechnical engineering. In Brazil, this technology is still in its beginnings , but it does have an enormous potential for application in stabilization works in the highway system nation-wide, one of the most extensive in the world. Within this context, a research has been launched to critically analyze the conceptual design and the constructive methods employed in three highway projects in the state of Minas Gerais, namely: 1. Bridge abutments in highway MG 123, km 12, over Vitória-Minas Railway (EFVM) near the town of Rio Piracicaba; 2. Reinforced embankment of Ingá bypass, at km 510.24 in Fernão Dias highway BR 381, near Igarapé, Minas Gerais; 3. Reinforced embankment in highway MG 030, at km 16, between the cities of Belo Horizonte and Nova Lima. The methodology used in the research consisted of analyzing the projects according to the original premises and repeat the analyses based on more realistic design criteria as far as adopted shear strength parameter for soil and reinforcement, and their interaction, designing methods and constructive processes. The systematization of the implemented correlations allowed an overall reanalysis of the design and constructive methodologies with relevant impact in the costs of the works. The results have clearly shown that the analyses procedures of soil reinforcement structures could and should be guided by a detailed and comprehensive study of soil-geosynthetics interfaces characteristics. Undoubtedly, these parameters constitute factors of great relevance in the design of those structures, and of fundamental importance to achieve optimized projects in terms of safety and economy.
Description: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6194
metadata.dc.rights.license: Open access
Appears in Collections:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

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