Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6139
Título: Análise do comportamento estrutural de torres de transmissão tubulares via simulação computacional.
Autor(es): Gabrielli, Tatianna Ventorim
Orientador(es): Neves, Francisco de Assis das
Palavras-chave: Construção metálica
Engenharia civil
Métodos de simulação
Estruturas metálicas - torres
Data do documento: 2004
Referência: GABRIELLI, Tatianna Ventorim. Análise do comportamento estrutural de torres de transmissão tubulares via simulação computacional. 2004. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.
Resumo: O que se verifica na literatura técnica/científica é que existem pouquíssimos trabalhos relativos às torres de transmissão em perfis tubulares em contraposição ao que acontece com esse tipo de estrutura desenvolvida em perfis do tipo cantoneira. Desta forma, para levar a cabo os estudos propostos, realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre os principais trabalhos existentes na literatura técnicacientífica sobre o comportamento de torres de linhas de transmissão autoportantes em perfis-cantoneira. Uma vez entendido o comportamento dessas estruturas e identificados os carregamentos e combinações de carregamentos que devem ser considerados, foi estabelecido um procedimento de dimensionamento para as torres constituídas de perfis tubulares. Não existe uma norma específica para o dimensionamento desse tipo de torre, devendo o mesmo ser realizado utilizando as normas de dimensionamento de perfis tubulares gerais, porém estando sempre de acordo com as prescrições referentes às torres de transmissão de energia. Uma vez estabelecido o procedimento de dimensionamento, foram realizadas várias análises com o objetivo de entender o comportamento estrutural. Para isso, foi investigada a influência dos contraventamentos na capacidade de carga da estrutura; realizado um estudo do colapso progressivo com o intuito de identificar o caminho de colapso destas torres; feita uma análise do problema de flambagem elástica, para caracterização da carga crítica, e a sua relação com a carga de projeto; realizada uma análise não-linear física e geométrica, para grandes deslocamentos e deformações, visando caracterizar a reserva de resistência da estrutura em relação àquela segundo uma análise linear. Finalmente, realizou-se uma análise de vibrações livres da torre em perfis-cantoneira e em perfis tubulares para verificar se as mesmas devem ser analisadas considerando a ação dinâmica do vento.
Resumo em outra língua: Only few scientific works have been reported on transmission towers made of tubular profiles although angle steel structured towers are commonly studied. This work is based upon a large research of reported works on self sustained transmission towers structures. The main aspects of towers structures behaviour have been discussed and a procedure for the analysis of tubular profiled transmission towers was proposed. Since there isn’t a Brazilian standard in this field, the general standard of tubular structures was used. The influence of bracings in the overall load capacity of the structure have been studied. Elastic bucking was analysed to establish the relation of the critical load and the design load. The structure’s progressive collapse was used in order the identify the path of collapse. Fully non linear analysis was used evaluate the improvement of structural resistance when compared with linear analyser. Finally, a dynamic analyses of typical tubular and angle steel transmission tower was made to verify if wind dynamic effect should be always considered.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6139
Licença: Open access
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AnáliseComportamentoEstrutural.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.