Estudo de ligações parafusadas em perfis formados a frio.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2006
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As ligações estruturais desempenham um papel fundamental nas estruturas metálicas influindo no comportamento global das mesmas. Neste contexto, o presente trabalho apresenta estudos teórico-experimentais para a avaliação do comportamento de uma tipologia, não padronizada, de ligação viga-coluna parafusada, utilizando seções transversais em perfis de aço formados a frio. Os estudos deram continuidade às pesquisas anteriormente desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PROPEC/EM/UFOP. Foi desenvolvido um programa experimental que consistiu na realização de quatro ensaios em quatro diferentes configurações de ligações viga-coluna, agrupadas em dois grupos: sem enrijecedores (SE) e com enrijecedores (CE) de alma soldados nos flanges da coluna, estabelecendo assim parâmetros de comparação; diferiram também as espessuras das vigas. Os resultados experimentais permitiram determinar as curvas momento-rotação e rigidezes, bem como os momentos últimos, os campos de deslocamento e deformação e os respectivos mecanismos de colapso de cada ligação ensaiada. Os resultados foram então confrontados com os resultados de pesquisas anteriores e mencionadas características particulares a cada modelo ensaiado. Como resultado, verificou-se que as ligações com enrijecedores de alma na coluna, têm o mecanismo de colapso alterado e, por conseqüência, suas resistências e rigidezes aumentadas.
Descrição
Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Construção metálica, Análise experimental
Citação
SILVA, Alexandre Camillo. Estudo de ligações parafusadas em perfis formados a frio. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.