Se reconstruirmos, elas virão? : abelhas e vespas solitárias que nidificam em cavidades preexistentes em matas ciliares restauradas no cerrado do Sudeste do Brasil.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As matas ciliares compõem uma vegetação característica de margem de corpos d’água, apresentando importantes funções ecossistêmicas, impedindo o assoreamento de rios, lagos e lagoas, promovendo a estabilidade nos ambientes aquáticos, atuando como corredores ecológicos e funcionando como importantes áreas de refúgio para diversas espécies da fauna. Nesse trabalho avaliou-se o sucesso da restauração de quatro fragmentos de mata ciliar, no entorno do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Volta Grande situada entre os estados de Minas Gerais e São Paulo comparando-as com um fragmento que passou por processo de sucessão natural. Utilizou-se como indicador a comunidade de abelhas e vespas solitárias que nidificam cavidades preexistentes. Avaliou-se a relação entre largura, período de recuperação, matriz adjacente e a estrutura da vegetação sobre a riqueza, abundância, composição e rede de interação com parasitas de ninhos. As matas ciliares restauradas apresentaram uma riqueza (s=20) e abundância (n=368) maiores em relação a vários outros levantamentos em áreas primárias. A área referência e as áreas com maior largura apresentaram uma maior riqueza de abelhas e as áreas mais novas apresentaram maior abundância de vespas. A maior quantidade de fragmentos de cerrado na matriz determinou a maior riqueza e abundância de abelhas e vespas. Quanto maior a complexidade estrutural da vegetação nos fragmentos mais diversificada é a comunidade e diferentes espécies responderam de forma diferente a essa complexidade. As abelhas e vespas solitárias que nidificam em cavidades preexistentes se mostraram excelentes preditoras de qualidade ambiental, demonstrando que o processo de restauração das matas ciliares está caminhando para o sucesso por disponibilizar ambientes para a ocupação da fauna e estar recuperando dos serviços ecossistêmicos perdidos.
Descrição
Palavras-chave
Bioindicator, Ecosystem services, Restoration, Riparian forest
Citação
ARAÚJO, Gustavo Júnior de. Se reconstruirmos, elas virão?: abelhas e vespas solitárias que nidificam em cavidades preexistentes em matas ciliares restauradas no cerrado do Sudeste do Brasil. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.