Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5722
Título : | O ensino de história entre trajetórias e epistemologias : o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história. |
Autor : | Motta, Miriam Hermeto de Sá Pereira, Mateus Henrique de Faria |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | HERMETO, M.; PEREIRA, M. H. de F. O ensino de história entre trajetórias e epistemologias: o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história. Saeculum, n. 27, p. 337-351, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/16447/9433>. Acesso em: 04 nov. 2015. |
Resumen : | Este artigo apresenta um estudo de caso que tem como objetivo contribuir para as discussões relativas às “práticas cotidianas”, em dois contextos muito precisos: o da formação de professores de história e o da sua atuação na educação básica. As análises que se apresentam foram produzidas com base na comparação entre um questionário qualitativo aplicado para turmas de estudantes que realizavam estágio supervisionado e o material didático produzido por eles, que compunha o trabalho final da licenciatura. Os pontos centrais observados no estudo foram as dificuldades de mobilização de conhecimentos teórico-metodológicos na realização de atividades práticas de docência e as contradições entre discurso e prática na ação dos professores em formação. Tais conclusões nos remetem à reflexão sobre as dimensões cotidianas do ofício docente, em nível de graduação (os formadores de professores) e de educação básica (os professores em formação). |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5722 |
ISSN : | 2317-6725 |
metadata.dc.rights.license: | O periódico Saeculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais, desde que a primeira publicação seja no periódico. Fonte: Saeculum <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/srh/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017. |
Aparece en las colecciones: | DEHIS - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EnsinoHistóriaTrajetórias.pdf | 117,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.