Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5684
Título: Arte, liberdade e reconciliação : o papel da arte na rememoração da natureza e o problema da racionalidade instrumental em Theodor Adorno.
Autor(es): Martin, Enrique Marcatto
Orientador(es): Alves Júnior, Douglas Garcia
Palavras-chave: Theodor W. Adorno
Estética e filosofia da arte
Data do documento: 2013
Referência: MARTIN, Enrique Marcatto. Arte, liberdade e reconciliação: o papel da arte na rememoração da natureza e o problema da racionalidade instrumental em Theodor Adorno. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.
Resumo: Essa dissertação trata do problema que a chamada racionalidade instrumental, tendo em vista o projeto de esclarecimento da humanidade, causa para a liberdade humana, ao reprimir a natureza interna do homem, a partir de Theodor Adorno e Max Horkheimer, em sua Dialética do Esclarecimento. Busca discorrer sobre o tema, analisando possíveis saídas para o problema, visando mostrar que seria necessária a reconciliação entre o homem, a racionalidade e a natureza. Para isso, apresenta elementos da teoria estética de Adorno que demonstram que há na obra de arte e na experiência estética, tal como descrita pelo filósofo, uma resposta à repressão da natureza e a possibilidade da liberdade e da reconciliação.
Resumo em outra língua: This dissertation work deals with the problem the so called instrumental rationality causes to the human liberty, taking in consideration the project of the enlightenment of mankind repressing the inner nature of man, as from Theodor Adorno and Max Horkheimer, in his Dialectic of Enlightenment . It pursues to discourse on this theme analyzing the possible solutions to the problem, seeking to show the necessity of reconciliation between man, rationality and nature. In order to do so this dissertation presents elements of Adorno’s Theory of Esthetics which demonstrates that in the piece of art and in the esthetic experience, as described by the philosopher, there is an answer to the repression of nature and the possibility of liberty and reconciliation.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5684
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/10/2014 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO_ArteLiberdadeReconciliação.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons